Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

EXCLUSIVO: Secretário de Segurança Pública de Jandira fala sobre metas e ações para o município

Logo Giro
Ricardo Antunes, ao centro, prefeito Doutor Sato (PSDB) e vice-prefeito Piti Piteri (DEM) acompanham retorno da ROMU às ruas em fevereiro (Divulgação / Diretoria de Comunicação de Jandira)

No último dia 15 de fevereiro, o prefeito de Jandira, Doutor Sato (PSDB), acompanhou pessoalmente o retorno da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) às ruas. Essa é apenas uma das ações da nova gestão para deixar um passado turbulento para trás e garantir mais tranquilidade à população. A reportagem do Giro entrevistou o secretário de Segurança Pública de Jandira, Ricardo Antunes, para saber um pouco mais sobre os projetos da pasta e o que a população jandirense pode esperar durante a gestão. Confira:

Como o senhor avalia a segurança no município? Quais são os principais desafios?
Jandira, assim como os demais municípios da região, enfrenta problemas graves no tocante à Segurança Pública que é dever principalmente do estado. Estamos implementando medidas como a integração entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil para a melhoria do patrulhamento preventivo, aumentando assim a sensação de segurança na nossa cidade.

Na Constituição, o artigo 144 afirma que segurança é dever do estado. Porém, o presidente da República defende que a população também deve se proteger. O senhor é favorável à aquisição de armas por indivíduos da sociedade civil?
A nossa Constituição Cidadã expõe que segurança é direito e responsabilidade de todos. Assim, as forças policiais têm a obrigação de atuar na garantia desse direito e o cidadão pode contribuir de diversas maneiras como: manter a atenção ao transitar pela cidade, evitar a exposição desnecessária de objetos de valor, denunciar crimes ou irregularidades e sendo participante ativo de ações como a Vizinhança Solidária e Conselhos de Segurança. A aquisição de armas por indivíduo da sociedade civil deverá estar condicionada aos ditames legais, cabendo a nós apenas o cumprimento do que está previsto na legislação.

Secretário, é notório que na pandemia os casos de violência contra a mulher cresceram. O município de Jandira, atento a esses índices, tem algum projeto referente a isso? A alta no índice de violência contra a mulher também é acompanhada no município?
Sim. A Secretaria Municipal de Segurança de Jandira, por meio da Ronda Guardiã Maria da Penha, presta apoio diferenciado às vítimas de violência doméstica que requisitam a Medida Protetiva junto ao Ministério Público. A equipe de GCMs destinada para tal função é preparada para a condução desses casos delicados, primando sempre pela atenção e cuidado no atendimento às vítimas, com quem mantém contato direto, além da seriedade na execução de rondas nos locais onde elas possam estar expostas às ações violentas dos agressores. Assim, o município conta com mais essa valiosa ferramenta no combate a esse tipo de conduta criminosa.

Em entrevista ao Giro durante a campanha eleitoral, o agora prefeito Doutor Sato falou sobre um projeto para instalar um Centro de Operações Integradas, com instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. “Com esse sistema, nós vamos fazer monitoramento por toda a cidade com câmeras de alta definição”, disse Doutor Sato à época. Este projeto vai sair do papel?
A Secretaria de Segurança Pública Municipal de Jandira viabiliza estudos para esse importante projeto que resultará na melhoria da segurança na nossa cidade, principalmente com o sistema de videomonitoramento por câmeras de alta definição que contribuirá para o bem-estar da população jandirense que anseia por mais segurança.

A tecnologia é cada vez mais importante para a Segurança Pública. Há, atualmente, ações em voga para incrementar o combate à criminalidade com o uso da tecnologia?
A Guarda Municipal de Jandira conta com recursos tecnológicos que auxiliam para eficiência do serviço prestado pela Corporação. A Central de Comunicação interna utiliza um Sistema de Telecomunicação Digital que permite precisão e agilidade na transmissão de informações e as equipes destinadas ao patrulhamento nas ruas, contam com consultas aos bancos de dados da Rede INFOSEG da Secretaria Nacional de Segurança, o que permite a identificação de criminosos evadidos da Justiça.

Está no radar a aquisição de armamentos, munições e veículos? E quanto ao treinamento e plano de carreira de guardas civis municipais, o que o senhor pode nos adiantar?

Junto com as demais ações de estruturação que demandam previsão orçamentária, a aquisição de viaturas está sendo planejada em prioridade visto ter havido aquisição recente de armamento e munição para a GCM. No tocante ao treinamento, o efetivo da Guarda Municipal é submetido ao Estágio de Qualificação Profissional que ocorre anualmente. Aos GCMs são ministradas instruções sobre legislação e treinamento nos procedimentos operacionais pertinentes à sua função. Quanto ao Plano de Carreira, será analisada a proposta apresentada na gestão anterior, inclusive com a criação de nova comissão de GCM para fins de estudos, debates e viabilidade e que corresponda aos anseios da Corporação.

Quais são as metas da Secretaria da Segurança Pública até o fim de 2021? E até o fim do mandato?
A Secretaria Municipal de Segurança de Jandira tem como meta principal proporcionar o aumento da segurança da população por meio da intensificação do patrulhamento ostensivo da GCM, integrada com as Polícias Militar e Civil, pois Segurança Pública é dever do estado e responsabilidade de todos.
Até o final do mandato, intenta-se a implantação do monitoramento com câmeras de alta resolução e do Centro de Operações Integradas com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.

Ricardo Antunes, secretário de Segurança Pública de Jandira (Divulgação / Diretoria de Comunicação de Jandira)

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.