As 12 cidades da Região Oeste contabilizam 3.450 casos de dengue; Osasco, Cotia, Cajamar e Santana de Parnaíba possuem o maior número
O Estado de São Paulo registra nesta sexta-feira (8), quase 170 mil casos confirmados de dengue nos primeiros meses de 2024. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, que foram divulgados no Painel de Monitoramento coordenado pela Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika, são 169.780 casos. Ainda segundo o levantamento, são 47 mortes em decorrência da doença.
Até o fechamento desta publicação, as 12 cidades que integram a Região Metropolitana Oeste da Grande Paulo somavam 3.450 casos confirmados de dengue. Osasco segue como a cidade que soma o maior número de casos confirmados de dengue (1.854), na sequência está Cotia (710). Cajamar aparece em terceiro lugar (291) e Santana de Parnaíba (276), de acordo com os números contabilizados pela Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika.
LEIA TAMBÉM: Dengue: Cotia adota recurso estratégico no combate ao mosquito
Portal “Dengue 100 Dúvidas”
Para ajudar no combate à doença, começou no dia 26 de fevereiro, o portal “Dengue 100 Dúvidas”, lançado pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os cidadãos terão acesso a um serviço que esclarece as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. O site faz parte do conjunto de anúncios realizado pelo Comitê de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo.

O portal reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. Além de orientar sobre o combate ao mosquito, a ação ajuda a desmistificar fake news que circulam nas redes sociais. Basta acessar www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
Ações casa a casa
Já a Defesa Civil do Estado tem mobilizado as equipes para intensificar a orientação à população e reforçar as ações de combate ao mosquito nas residências. Para os municípios que necessitem de apoio da Defesa Civil ou do Exército para as atividades de campo no dia D, está disponível um e-mail disponível para receber as solicitações: coe@saude.sp.gov.br.

O Estado também entregou para todas as prefeituras a campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, um material didático e comunicativo para distribuição à população. Estes informes também serão distribuídos para todas as escolas públicas do estado, tanto municipal, quanto estadual, e podendo ser distribuído também nas escolas particulares.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.







