Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Estado mobiliza Barueri e outras cidades contra a dengue

Logo Giro
Campanha visa conscientizar sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor (Divulgação/Secom Barueri)

Semana de mobilização contra a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti acontece até 2 de dezembro

O governo do Estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria da Saúde (SES) e em parceria com os municípios, promove, até o dia 2 de dezembro, a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, com orientações sobre prevenção e controle das doenças, além de ações em casos de sintomas.

Até 24 de novembro, foram confirmados 311.863 mil casos de dengue, distribuídos em 625 municípios, com 276 óbitos. Em relação à chikungunya, há 2.153 casos confirmados, em 137 cidades, com 12 mortes. O Estado de São Paulo também confirmou quatro casos de zika vírus em 2023, todos causados por mosquitos.

É importante destacar que os índices de transmissão das arboviroses, que são as doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, estão associados à adaptação do animal às condições ambientais, especialmente o calor. Indicadores apontam situação de risco em pelo menos oito municípios do Estado, com 79 cidades estão em alerta. A secretaria Estadual da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, chikungunya ou Zika, como dores no corpo e febre. O diagnóstico e o tratamento para as doenças são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como ajudar a acabar com a dengue e afastar o mosquito

Estado mobiliza Barueri e outras cidades contra a dengue
Mosquito Aedes aegypti (Divulgação/NIAID)

A coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, Regiane de Paula, diz que “os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação desses criadouros é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e na prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d’ água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados.”

As recomendações gerais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti são:

• Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
• Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
• Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
• Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
• Tampar ralos;
• Manter o vaso sanitário sempre fechado;
• Identificar sinais de umidade em calhas e lajes; e
• Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Casos notificados de dengue na região metropolitana Oeste da Grande São Paulo

Confira, abaixo, o número de casos notificados de dengue em cada um dos municípios que compõe o consórcio Cioeste no período entre os meses de janeiro e outubro de 2023. Vale lembrar que o número de casos notificados não corresponde ao número de casos confirmados, que é sempre bem menor. As 12 cidades somam 6.483 casos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Araçariguama – 215

Barueri – 876

Cajamar – 470

Carapicuíba – 403

Cotia – 672

Itapevi- 165

Jandira – 232

Osasco – 2.628

Pirapora do Bom Jesus – 32

Santana de Parnaíba – 404

São Roque – 333

Vargem Grande Paulista – 53

LEIA TAMBÉM. URGENTE: temporal causa alagamentos e trava trânsito em Barueri e região

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.