A varíola dos macacos já é uma realidade em nosso País. Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde informou que o número de casos já chega a 76, somando todos os confirmados nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro. São Paulo é onde existem mais casos: 52 positivados.
Entre as doze cidades da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que fazem parte de um consórcio*, há dois casos confirmados: um na cidade de Cajamar e outro em Itapevi.
A varíola dos macacos é uma doença transmitida por um vírus, por meio do contato íntimo (abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou contato com lesões da pele, secreções respiratórias ou fluidos corporais) com a pessoa infectada.
Sintomas
Entre os principais sintomas relatados estão: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
*Cidades da região metropolitana oeste da Grande São Paulo: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, e Vargem Grande Paulista.