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Escolas estaduais da região têm ligeiro avanço em 2018

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Índice mostra que maioria dos colégios da região manteve-se no nível básico de proficiência – Foto: Divulgação

O Saresp é um sistema que permite monitorar os avanços da educação básica no Estado de São Paulo. São avaliados alunos de 3º e 5º ano do Fundamental 1, de 7º e 9º do Fundamental 2, e do 3º ano do Ensino Médio. “As escolas tiveram ligeiro avanço”, afirma Ítalo Francisco Curcio, coordenador de pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São consideradas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.

Em relação às instituições de ensino da região, notou-se, no geral, que o nível de proficiência alcançado foi o “Básico”, abaixo da meta, que era o “Adequado”. Notou-se ainda que em 2017 muitos colégios estaduais regrediram na média, recuperando em 2018. “É preciso verificar se esse fenômeno se produziu em outras regiões do Estado. Caso sim, pode ser decorrente de alguma conjuntura estadual”, explica Curcio.

Algumas turmas do 3º ano do Ensino Médio conseguiram chegar perto do nível Adequado, como a Escola Estadual Leonor Mendes de Barros, que fica no 18 do Forte, em Alphaville, Barueri. Ela alcançou a média 294,2 em Português. Para alcançar o nível Adequado, era preciso ter uma média a partir de 300. A média da Região Metropolitana de São Paulo foi de 275,2. “É importante destacar que o número de escolas no município e de alunos que realizou a prova, entre outros pontos, precisam ser levados em conta”, diz o coordenador. Curcio defende a existência de um pesquisador para descobrir a causa do desempenho das escolas, o que o Estado não possui hoje.

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