giro

Volta às aulas: ensino médio estadual retornará em 7 de outubro

Já o ensino fundamental estadual volta no dia 3 de outubro
Estão proibidos: feiras, palestras, reuniões e campeonatos esportivos (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde desta sexta-feira (18), que as aulas do ensino médio da rede estadual de ensino retornarão no dia 7 de outubro. A medida é válida para cidades que estejam há mais de 28 dias na fase amarela do programa de retomada econômica, o Plano São Paulo. O comunicado foi feito durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo. 

Também estão autorizados a retornar as atividades no inicio de outubro, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Já o retorno dos estudantes do ensino fundamental estadual está marcado para o dia 3 de novembro. Segundo o governo estadual, foram definidas as regras para a liberação das atividades escolares, mas os prefeitos têm autonomia para a decisão de aberturada das unidades de ensino.

“O plano de volta às aulas em 7 de outubro para escolas estaduais, municipais e particulares está mantido. Evidentemente vamos respeitar a autonomia de prefeitos para a abertura em suas cidades. A rede estadual, com mais de cinco mil escolas, manteve a volta no ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos”, disse Doria.

A decisão de começar pelo Ensino Médio é que essas etapas são as mais afetadas pela evasão escolar, que prejudica especialmente os estudantes mais pobres”, disse Doria (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Entre os protocolos sanitários anunciados, figuram: uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, entradas e saídas escalonadas. Além disso, as escolas poderão receber até 20% do total de alunos em todas as séries, com distanciamento de 1,5 m. Estão proibidos: feiras, palestras, reuniões e campeonatos esportivos.