Segundo a EMTU, a novidade melhora o deslocamento intermunicipal de 30 mil passageiros que utilizam 4 rotas diariamente; saiba mais
Linhas geradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) que atendem as cidades de Cotia, Itapevi, Embu e Itapecerica da Serra, foram beneficiadas com a inclusão de dez ônibus zero km na frota do Consórcio Intervias.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (07). Os novos coletivos irão atender as cidades que fazem atende a Área 1 do sistema intermunicipal gerenciado pela EMTU.
Segundo a empresa estatal, a novidade melhora o deslocamento intermunicipal de cerca de 30 mil passageiros que utilizam 4 rotas diariamente. Ao todo, quatro trajetos receberam as melhorias da companhia.
Novos ônibus da EMTU em linhas de Cotia e região
Os veículos, operados pela Viação Raposo Tavares, têm 13,2m de comprimento e são do modelo Caio Apache Vip 5, com motor Euro V, chassis Mercedes Benz OF1726 e suspensão automática.
Contam com acessibilidade por elevadores, ar-condicionado e entrada USB para carregamento de celulares, três portas elétricas, vidros com tratamento para raios UV, câmera de ré e câmera que facilita o embarque e desembarque dos passageiros.


s veículos contam com contam com o motor Euro V (Divulgação/EMTU)
Desde janeiro de 2023, foram incorporados à frota metropolitana gerenciada pela EMTU na Grande São Paulo 602 ônibus zero km, substituindo os veículos mais antigos.
Confira abaixo as linhas atendidas pelos novos coletivos.
- 035 Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Metrô Butantã);
- 396 Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) – São Paulo (Metrô Butantã);
- 422 Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Metrô Morumbi);
- 297 Cotia (Caucaia do Alto) – São Paulo (Metrô Morumbi).
Sobre a EMTU



Empresa atende em toda a região metropolitana (Divulgação/EMTU)
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.