Coletivos administrados pelo Consórcio Anhanguera entram em operação neste sábado (1º/7), equipados com ar-condicionado e tomadas USB
A partir deste sábado, 1º de julho, a frota das linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) do Corredor Itapevi/Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, será renovada com a adição de 20 ônibus zero km com um novo padrão. Os ônibus, operados pelo Consórcio Anhanguera, irão atender as novas linhas 860, 870 e 870EX1, permitindo a integração tarifária com as linhas metropolitanas que percorrem o Corredor, oferecendo descontos de 15% a 50%.
Esses novos ônibus possuem características especiais para proporcionar maior comodidade aos passageiros, segundo a EMTU, empresa vinculada ao governo estadual que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano.
São veículos mais modernos, com piso baixo, motor traseiro, transmissão automática, suspensão pneumática, ar-condicionado e tomadas USB. Com 13,4 metros de comprimento, os modelos Caio Millennium têm capacidade para transportar até 90 passageiros, possuem portas em ambos os lados e rampas de acesso para pessoas com deficiência.


No total, as três linhas integradas devem beneficiar cerca de 8 mil passageiros diariamente. A nova linha 870EX1, que faz a ligação expressa entre o Terminal Metropolitano de Cotia, o Centro de Itapevi e o Centro de Jandira, via Estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração, será operada de segunda a sábado, das 4h às 23h30, com uma tarifa de R$ 5,70.
O itinerário inclui o Terminal de Jandira, avenida João Balhesteiro, Estação Sagrado Coração, Estação Engenheiro Cardoso, avenida Feres Nacif Chaluppe, Estação Itapevi, avenida Rubens Caramez, estrada da Roselândia e Terminal Metropolitano de Cotia. Essa linha oferecerá integração com outras 26 linhas.
LEIA TAMBÉM: Ônibus da EMTU passa a aceitar cartões de crédito ou débito
As linhas 860 (Itapevi – Cohab-Jardim Paulista a Osasco – Vila Yara, via Jandira – Centro) e 870 (Osasco – Vila Yara a Cotia – Terminal Metropolitano de Cotia) substituirão as linhas 133 e 420, respectivamente, sem alterações no itinerário, na programação ou no valor da passagem. Esses serviços também oferecerão integração com outras 90 linhas.
As tarifas integradas e a programação horária podem ser consultadas no site da EMTU ou por meio do aplicativo EMTU Oficial.
EMTU Corredor Itapevi-Osasco
Com uma extensão total de 22,7 km, o Corredor Itapevi-Osasco irá atender a cinco municípios da região oeste da Grande São Paulo, incluindo a capital: São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. A demanda estimada para essa rota é de 50 mil passageiros por dia.

- Trecho Itapevi-Jandira: o trecho Itapevi-Jandira tem uma extensão de 5 km e recebeu a implementação de duas passarelas, um viaduto chamado Ameríndia e sete paradas, incluindo os terminais de Itapevi e Jandira.
- Trecho Jandira-Carapicuíba: o trecho Jandira-Barueri-Carapicuíba foi concluído em 2020. Com 8,8 km de extensão, esse trecho possui 10 paradas (sendo duas pré-existentes) e o Terminal Metropolitano de Carapicuíba.
- Trecho Carapicuíba: o trecho de 2,2 km do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, que visa conectar o Terminal de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso (km 21), teve seus trabalhos de campo iniciados em junho de 2022. A conclusão está prevista para o final de 2023. Esse trecho seguirá pelas avenidas Governador Mário Covas, Desembargador Dr. Luís Eduardo Cunha de Abreu e Avenida dos Autonomistas. Além da readequação viária ao longo do trajeto, serão construídos dois viadutos chamados Viaduto Carapicuíba e duas estações de embarque e desembarque.
- Trecho Osasco: o Terminal Luiz Bortolosso (Terminal Km 21) foi inaugurado em 2017, e a reforma do Terminal Amador Aguiar (Vila Yara) foi concluída em 2021. O trecho de Osasco, entre o Terminal Luiz Bortolosso e o Terminal Vila Yara, que abrange uma readequação viária de 6,7 km, acompanhando a Avenida dos Autonomistas, contará com 10 estações de embarque e desembarque.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.