Medida foi anunciada nesta terça-feira (18) e entra em vigor a partir de agosto, com foco na segurança dos usuários do transporte público
Na noite desta terça-feira (18), o prefeito de Osasco, Rogerio Lins (Podemos), anunciou por meio de suas redes sociais uma medida que visa aumentar a segurança e a comodidade dos moradores da cidade que utilizam o transporte público durante o período noturno. A partir de agosto, os passageiros poderão embarcar nos ônibus que circulam no município fora dos pontos oficiais após às 22 horas.
A iniciativa permitirá que os passageiros solicitem paradas em locais com maior circulação de pessoas, como em frente a comércios e condomínios, o que tornará o deslocamento mais prático e seguro, especialmente durante o período da noite.
Segundo o depoimento publicado pelo prefeito, a medida tem como objetivo melhorar a segurança dos usuários, proporcionando maior flexibilidade para os embarques e desembarques em locais estratégicos, onde haja maior movimentação de pessoas. Além disso, a iniciativa busca proporcionar mais conforto aos passageiros, especialmente nos horários em que o transporte público pode ser menos frequente.
A expectativa é que, com a maior disponibilidade de pontos de embarque e desembarque, a mobilidade urbana seja aprimorada, beneficiando a população de maneira geral. Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota de ônibus em Osasco é de 2.568 veículos e a população da cidade ultrapassa os 744 mil habitantes.
O prefeito Rogerio Lins informou que, caso a medida seja bem aceita na sua primeira fase, a prefeitura tem planos de estender o horário de embarque fora do ponto também para as primeiras horas da manhã, quando ainda está escuro e a disponibilidade de transporte público pode ser limitada.
Embarque fora do ponto começa em agosto
A implementação da medida está prevista para o próximo mês de agosto, e a prefeitura estará monitorando sua efetividade para avaliar a possibilidade de expansão do serviço para outros horários. A mudança promete reforçar a segurança dos passageiros que utilizam o transporte público na cidade.
LEIA TAMBÉM: Gusttavo Lima em Osasco: embaixador estará no Oz Festival
Embarque e desembarque segue as regras de trânsito
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o embarque e desembarque de passageiros segue as regras de trânsito e não é permitido em locais onde é proibido estacionar ou que comprometa o fluxo dos veículos e a segurança dos passageiros.
Além disso, a parada deverá estar dentro do trajeto regular da linha, não podendo haver desvio de itinerário. As empresas concessionárias ou permissionárias que não cumprirem a lei estão sujeitas a autuação e multa.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.