Search
Close this search box.
giro

​Em novembro, GCM Ambiental de Cajamar resgatou mais de dez animais silvestres

Logo Giro
Além de um filhote de gavião, foram resgatados corujas, filhotes de cachorro do mato, filhotes de andorinhas, um pica-pau e até uma capivara (Foto: Divulgação/Secom Cajamar)

A Guarda Civil Ambiental de Cajamar resgatou, no último mês, mais de dez animais silvestres em ocorrências na cidade. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (3) pela Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) do município. Foram resgatados corujas, filhotes de cachorro do mato, um filhote de gavião, filhotes de andorinhas, um pica-pau e até uma capivara.

Todos os bichos capturados são encaminhados para o Centro de Manejo e Conservação de Animais (Cemaca), no Parque Anhanguera, em Perus, na capital. Neste local, os animais capturados recebem atendimentos médicos de veterinários e biólogos. Ao se recuperarem, passam por quarentena e readaptação para serem inseridos novamente em seus habitats naturais.

De acordo com a inspetoria, a maioria das ocorrências do município acontecem na zona rural de Cajamar. Já o Patrulhamento Ambiental, que atua na defesa e do meio ambiente e no combate a crimes contra a fauna silvestre, como captura ilegal, venda ou guarda de espécies na natureza, além de casos de maus-tratos. O Patrulhamento também trabalha no resgate de animais silvestres encontrados na área urbana e sua devolução ao verdadeiro habitat.

Guarda Ambiental realizou apreensão de uma tarrafa e outros equipamentos de pesca irregulares na rural do Vau Novo (Foto: Divulgação/Secom Cajamar)  

Ocorrência
No último dia 26, durante um patrulhamento contra crimes ilegais e pesca ilegal realizada na zona rural da cidade, os agentes da Guarda Ambiental apreenderam uma tarrafa (uma rede circular) e outros equipamentos de pesca irregulares. Os responsáveis não foram encontrados e o material foi recolhido do local.

Receba nossas notícias em seu e-mail