giro

Em março, Osasco inaugura Centro Dia para Pessoas com Deficiência

Espaço atenderá pessoas entre 18 e 59 anos com todo o tipo de deficiência. Serviço visa evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador, entre outras situações de risco
Espaço que será inaugurado em março vai funcionar das 8 às 17h (Marcelo Deck/PMO)

Espaço atenderá pessoas entre 18 e 59 anos com todo o tipo de deficiência. Serviço visa evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador, entre outras situações de risco

Deve ser inaugurado ainda este mês, segundo a prefeitura de Osasco, o Centro Dia para Pessoas com Deficiência, que funcionará em imóvel situado na rua Belo Horizonte, Jardim Rochdale, zona norte de Osasco. A informação foi confirmada pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), que vistoriou na terça-feira (28), ao lado do secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, as futuras instalações do empreendimento. 

O espaço, que atenderá pessoas com idades entre 18 e 59 anos com todo tipo de deficiência, passa por adequações e será o novo serviço a ser oferecido aos munícipes pela Prefeitura. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A locomoção do paciente até o local vai variar de acordo com a necessidade de cada família, mas via de regra, a família se responsabilizará por levar e buscar a pessoa a ser atendida.

O serviço será prestado pela organização social Associação de Atendimento Multiprofissional e Ensino Especial Profissionalizante (AAMEEP), sob supervisão da SAS. 

No local, serão oferecidos um conjunto variado de atividades: oficinas para o fortalecimento da autonomia, atividades de convivência grupal, social e comunitária; orientações sobre o exercício de cuidados pessoais; fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços no território e a tecnologias assistivas de autonomia e convivência.  

O serviço visa evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo, assim, autonomia e fortalecimento do papel protetivo da família. 

Além do novo serviço a ser oferecido, a Prefeitura também atende pessoas com necessidades especiais no Centro Especializado em Reabilitação (CRE) Dr. Edmundo Campanhã Burjato, vinculado à Secretaria de Saúde. No local, crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e/ou física, participam de oficinas, reabilitação e intervenção terapêutica. O serviço é comandado pelo Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde (IGATS).