Mobilidade: segundo a Prefeitura, as intervenções buscam facilitar a interligação dos bairros, em um grande investimento na chamada “região expandida” do Centro de Barueri com a Aldeia
Alargamento e duplicação da avenida João Batista Soares (marginal do Rio Tietê) e da rua Saburo Sumiya; canalização do Braço Morto do Rio Cotia com implantação de vias marginais; reforma da Praça Nossa Senhora da Escada; e construção de “pontilhão” em concreto armado sobre o Rio Barueri-Mirim.
Pacote de obras em Barueri
Essa é uma parte do “pacote” de obras em execução pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, com previsão para entrega até o mês de junho deste ano.
Essas novas obras somam-se ao já implementado acesso da rua José Maria Balieiro com a rua Acre, entregue pela Prefeitura em fevereiro de 2022. Juntas, as intervenções formam um anel viário, permitindo que o tráfego intenso de veículos seja desviado para as novas vias.
Todas as intervenções em andamento têm como objetivo facilitar a interligação dos bairros, em um grande investimento na chamada “região expandida” do Centro de Barueri com a Aldeia. “A cidade cresce a cada dia e regiões como o histórico bairro da Aldeia estão em amplo progresso. O nosso foco é o desenvolvimento da cidade com a valorização de cada região; oferecer à municipalidade melhores condições de acessibilidade, mobilidade urbana, convivência e mais qualidade de vida às pessoas”, destacou o secretário de Obras, Beto Piteri.
Ampliação e duplicação
Algumas seções das obras de ampliação e duplicação foram liberadas antecipadamente para melhorar a mobilidade urbana na região. Um exemplo disso são as novas faixas da avenida João Batista Soares (sentido Aldeia), que foram concluídas em 29 de julho do ano passado.
LEIA TAMBÉM: Barueri: prefeito Rubens Furlan finaliza obra do Complexo Esportivo do Jardim Silveira
As obras de ampliação e duplicação da avenida João Batista Soares estão sendo realizadas entre a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e a rua Rio Paraná, em uma extensão de 520 metros. Agora, a pista terá sete metros de largura em cada sentido, com um canteiro central iluminado, ciclovia e calçada de concreto com dois metros de largura em cada lado. Quanto à rua Saburo Sumiya, ela terá 10,5 metros de largura e 480 metros de comprimento.
Pontilhão sobre o Rio Barueri-Mirim
Próximo ao ponto em que o Rio Barueri-Mirim se encontra com o Rio Tietê, a Prefeitura está finalizando a construção de uma passagem elevada em concreto armado, conhecida como “pontilhão”, para permitir que os motoristas que estiverem na rua da Prata acessem a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e sigam pela avenida João Batista Soares (sentido Aldeia) sem a necessidade de cruzamentos. Com isso, a ponte existente será utilizada como um retorno ao Centro pela avenida Guilherme Perereca Guglielmo.
Renovação da Praça Nossa Senhora da Escada
A Praça Nossa Senhora da Escada, localizada em frente à Capela, está passando por uma renovação completa para se adequar ao novo sistema viário, incluindo as obras na rua Saburo Sumiya, que agora se conectará às novas vias construídas sobre o canalizado Braço Morto do Rio Cotia, ao lado da Fatec e nas proximidades da Câmara Municipal, Etec e Senai.
A canalização do Braço Morto do Rio Cotia foi concluída. Em um trecho de aproximadamente 400 metros, a Prefeitura implantou uma nova via paralela à rua João Batista Soares, com uma pista de 10,50 metros de largura, que se estende entre a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e a avenida Aldeia. A via conta com passeios de concreto, um canteiro central com ciclovia e uma rotatória em frente à Etec de Barueri.