Em Barueri, piscinão do Jardim Silveira promete acabar com as enchentes no Centro da cidade

Construção da grandiosa obra teve início em maio deste ano e está prevista para ser entregue em 2023; no local também haverá uma ponte que promete gerar fluidez no trânsito
Piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e, aproximadamente, 22 metros de profundidade (Divulgação / Secom Barueri)

Uma obra em andamento ao lado da estação ferroviária Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM) promete acabar com as enchentes na região central de Barueri. Trata-se de um piscinão que ficará localizado em um grande terreno às margens do rio Barueri-Mirim.

O piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e, aproximadamente, 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para evitar a cheia do rio próximo em dias de chuva intensa. A obra teve início em maio deste ano e tem previsão de conclusão em 2023. No local também está sendo construída uma ponte que melhorará o trânsito de caminhões na região.

Além dessa obra, há projetos para a construção de mais dois grandes reservatórios de águas da chuva para afastar de vez a possibilidade de cheias na cidade. De acordo com o secretário de Obras e vice-prefeito da cidade, Beto Piteri (PSDB), o governo concluirá os serviços da obra da galeria da Vila do Sapo (bairro Engenho Novo) e está licitando o projeto para construção de outra galeria na avenida Piracema, perto do Shopping Tamboré.