giro

Dengue: chuvas volta acender alerta em Carapicuíba e região

dengue
Quinzenalmente, a Itapevi realiza inspeções quinzenais em 73 pontos estratégicos (Divulgação/PMI)

O Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos de dengue desde o começo do ano, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde

Com a volta e a iminente estabilização do período de chuvas em Carapicuíba, Itapevi, Vargem Grande Paulista e outras cidades da Região Oeste da Grande São Paulo acende um alerta para um antigo inimigo: a volta dos casos de dengue.

Embora em 2024 o pico de casos tenha ocorrido entre os meses de abril e maio, e os números recentes tenham apresentado queda, há a possibilidade de que a incidência da infecção volte a aumentar a partir de dezembro.

O Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos de dengue desde o começo do ano, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Isso representa um aumento de 400% em comparação com o ano de 2023. Mais de dois milhões desses casos e quase dois mil óbitos ocorreram em São Paulo, aponta o Painel de Monitoramento da Dengue da Secretaria de Saúde do Estado paulista.

Somente entre as 13 cidades da cobertura do Giro S/A, de janeiro a até domingo (24), foram contabilizados 54.495 mil casos confirmados e 49 óbitos.

Para evitar o aumento das incidências da patologia, as administrações municipais estão investindo e promovendo ações de prevenção. Em Carapicuíba, a Secretaria de Saúde Municipal, através da Vigilância em Zoonoses, segue realizando atividades de combate à dengue. Neste mês de novembro, as equipes estão coletando larvas para avaliação de densidade.

Combate à dengue em Itapevi: mais informações

Na cidade de Itapevi, os agentes de controle de vetores realizam bloqueios de criadouros para informar a população, eliminar focos do mosquito e prevenir novas infestações.

Quinzenalmente, a cidade realiza inspeções quinzenais em 73 pontos estratégicos como recicladoras, ferro-velho, ecopontos, cooperativas e cemitérios; e semestralmente, em 29 imóveis especiais, incluindo unidades de saúde e escolas, com aplicação de larvicidas e vedação de reservatórios.

Além disso, há o acompanhamento detalhado das notificações, com avaliação ambiental e ações de bloqueio e aplicação de larvicidas em áreas de risco. No mês de outubro, a administração municipal realizou um Levantamento Rápido de Índices de Infestação (Lira) para identificar os locais mais críticos e direcionar esforços para a eliminação de criadouros.

Itapevi investe cada vez mais em fiscalizações (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

“Para 2025, estão sendo organizados mutirões nos bairros com maior risco epidêmico, de acordo com os dados do LIRA, para garantir ações mais abrangentes de combate ao mosquito.A Prefeitura ainda reforça o compromisso em proteger a população e conta com o apoio da comunidade para eliminar criadouros e adotar práticas preventivas”, ressalta a administração municipal de Itapevi.

Combate à dengue em Vargem Grande Paulista: outras informações

Com a chegada do período chuvoso, a Vargem Grande Paulista tem intensificado as ações preventivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Entre as iniciativas realizadas, estão mutirões de limpeza com a comunidade, campanhas educativas sobre medidas de prevenção, vistorias domiciliares palestras em escolas e unidades básicas de saúde (UBS’s).

Dengue
Região contabilizou 49 óbitos (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

“Além disso, contamos com um cronograma semanal que inclui ações nos bairros com maior vulnerabilidade”, ressaltou a gestão municipal.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail