giro

Defesa Civil do Estado utiliza drone de grande porte no combate à dengue

A primeira ação com o novo drone aconteceu nesta quarta-feira (12) em Mairiporã. Saiba mais detalhes
O equipamento, cedido pelo Núcleo de Tecnologia da Casa Militar, foi utilizado para a pulverização preventiva de larvicida (Reprodução: Defesa Civil)

A primeira ação com o novo drone aconteceu nesta quarta-feira (12) em Mairiporã. Saiba mais detalhes

Nesta quarta-feira (12), a Defesa Civil do Estado de São Paulo utilizou, pela primeira vez, um drone de grande porte no combate à dengue. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura Municipal, reforçou as ações de combate à dengue no município de Mairiporã.

O equipamento, cedido pelo Núcleo de Tecnologia da Casa Militar, foi utilizado para a pulverização preventiva de larvicida fornecido pela Secretaria Estadual da Saúde.

A pulverização foi realizada em áreas de risco, como terrenos baldios e imóveis abandonados, onde há acúmulo de água parada — ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Diferente dos drones empregados em operações anteriores, voltados ao monitoramento e fiscalização, este modelo permite uma atuação direta no controle do mosquito, garantindo maior alcance e eficiência na aplicação do produto em locais de difícil acesso.

Defesa Civil do Estado utiliza drone de grande porte no combate à dengue
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Estado para intensificar o combate à dengue (Reprodução/Defesa Civil)

Essa foi a primeira ação com esse tipo de drone, e segundo nossa reportagem apurou, já existe um cronograma da Defesa Civil para utilização em diversos municípios. Durante a semana os agentes irão para os locais, onde será feito o alinhamento e utilização do equipamento.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Estado para intensificar o combate à dengue, diante do aumento de casos em diversas regiões.

Além do uso da tecnologia, a campanha reforça a importância da participação da população na eliminação de criadouros, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como vasos, garrafas, pneus e calhas.

Leia também:

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.