giro

Multivacinação mobiliza Barueri e mais 4 cidades em outubro

vacinação
No dia 18 de outubro tem o Dia D de Multivacinação (Divulgação/Governo de SP)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). A ação segue até o dia 31 de outubro com a meta de atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a cobertura vacinal no Estado de SP. Como parte da iniciativa, também será realizado, no dia 18 de outubro, o Dia D de mobilização.

Das cidades cobertas pelo Jornal Giro, quatro já informaram que participarão da Campanha de Motivação. Confira mais detalhes, abaixo.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

vacinação
(Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Multivacinação em Barueri

Em Barueri, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, que será avaliada pelo profissional de saúde para verificar se há necessidade de atualização do esquema vacinal.  

O Dia D da Multivacinação será realizado em 18 de outubro (sábado), das 8h às 17h, quando todas as UBSs do município estarão abertas para a mobilização nacional. Essa é uma oportunidade especial para garantir a vacinação de quem não consegue comparecer durante a semana em horário comercial. 

Osasco

A Secretaria de Saúde do município realiza a campanha também em todas as UBSs. As unidades também estarão aplicando vacinas de resgate contra o sarampo (tríplice viral) para pessoas de 1 a 59 anos e vacinas contra o HPV, recomendadas para pessoas de 15 a 19 anos que ainda não tenham sido imunizadas. Levar documento pessoal e caderneta de vacinação.

O “Dia D” da Campanha de Multivacinação será realizado em 18 de outubro, das 8h às 17h, em todas as UBSs do município. A ação será integrada ao “Dia D” do Outubro Rosa, que terá uma programação especial voltada à saúde da mulher.

vacinação
(Secom/PMO)

Carapicuíba

Vacinas como poliomielite, Covid-19 e demais imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis durante a campanha.

Entre as prioridades desta edição estão o resgate de quem ainda não recebeu vacinas essenciais, como HPV, febre amarela e sarampo, além da aplicação das vacinas de rotina:

• BCG
• Hepatite B
• Penta (DTP/Hib/HB)
• Poliomielite inativada
• Rotavírus
• Pneumocócica 10-valente (conjugada)
• Influenza
• Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
• Covid-19
• Febre amarela
• Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
• Varicela
• DTP
• Hepatite A
• HPV

A imunização é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. É necessário apresentar RG ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente, Cartão do SUS e caderneta de vacinação.

vacinação
(Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Pirapora do Bom Jesus

A campanha de vacinação em Pirapora do Bom Jesus engloba pessoas de até 59 anos de idade. Ela ocorre em todas as USFs da cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vacinas disponíveis
➡️ Febre Amarela: para pessoas de 5 a 59 anos
➡️ Dengue: para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
➡️ HPV: para jovens de 9 a 19 anos

Taboão da Serra

No município, o ponto alto da mobilização será no sábado, 18 de outubro, quando acontece o Dia D da campanha. Na ocasião, as 14 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 16h, para atualização do calendário vacinal.

Para receber as vacinas, é necessário que pais ou responsáveis apresentem:

– Documento oficial com foto e CPF;
– Cartão do SUS; e
– Caderneta de vacinação.

Além do Dia D, as UBSs do município seguem realizando a checagem e a aplicação de vacinas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Além disso, durante a campanha de atualização da caderneta e no Dia D, jovens entre 10 e 14 anos poderão receber a vacina contra a dengue, sendo a 1ª dose para os não vacinados e a 2ª dose para quem recebeu a primeira há 90 dias (3 meses) ou mais.

vacinação
(Divulgação/Prefeitura de Taboão da Serra)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.