O Ministério da Saúde recebeu, na segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, usado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo, tipo mais agressivo da doença. O remédio foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 e é indicado para pacientes que ainda apresentam a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de estágio 3.
Nesta primeira remessa, foram entregues 11.978 unidades do medicamento. Ao todo, serão quatro lotes — com novas entregas previstas para dezembro deste ano, março e junho de 2026. De acordo com o ministério, o fornecimento garantirá o atendimento de 100% da demanda atual no SUS, beneficiando 1.144 pacientes até o próximo ano.
O investimento do governo federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola. As doses serão enviadas às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição conforme os protocolos clínicos vigentes.
A carga chegou ao país pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde foi recebida pelo diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira.
Leia também
“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Essa medicação pode reduzir em 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama HER2-positivo. É uma grande vitória do povo brasileiro e um motivo de orgulho para o Ministério da Saúde, especialmente durante o Outubro Rosa”, afirmou Carvalheira.
Segundo o diretor, o medicamento deve começar a ser disponibilizado aos pacientes ainda neste mês, chegando aos centros de tratamento até o início de novembro. Ele explicou que o fármaco reduz significativamente tanto a mortalidade quanto a recorrência local da doença.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






