Pesquisa encomendada pela concessionária ViaMobilidade, que assumiu as linhas em janeiro deste ano, aponta que problemas recorrentes estão entre as principais causas da insatisfação dos usuários
A qualidade dos serviços prestados nas linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda, mostra um alto índice de insatisfação dos passageiros. É o que aponta pesquisa Datafolha, encomendada pela própria concessionária, divulgada na quinta-feira (13) pelo portal de notícias “G1”. De acordo com a matéria, os dados do levantamento demonstram que a satisfação dos usuários caiu para pouco mais da metade desde a privatização das duas linhas.
Atualmente, a Linha 8-Diamante vai da estação Júlio Prestes, na capital paulista, a Itapevi. Já a Linha 9-Esmeralda, sai de Osasco e vai até o Grajaú, zona sul de São Paulo.
A administração das linhas de trens que permeiam as cidades que fazem parte Região Oeste da Grande SP passaram por mudanças neste ano. Antes da chegada da ViaMobilidade, em 27 de janeiro deste ano, a gestão anterior era feita pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O contrato de concessão tem duração de 30 anos e previsão de investimentos na ordem de R$ 4 bilhões.
Segundo a pesquisa, a avaliação positiva na Linha 8-Diamante caiu de 88% para 53% entre 2021 e 2022. Já na Linha 9-Esmeralda, a queda foi de 83% para 54%, índices que se assemelham aos que a CPTM tinha em 1996. Problemas recorrentes como aglomerações, paradas inesperadas e demoradas nas estações, são apontadas como algumas das principais causas da queda de satisfação dos usuários.
Em nota ao “G1”, a ViaMobilidade afirmou que já fez algumas melhorias, como correção nos trilhos e manutenção na frota de trens. A concessionária também afirmou que um levantamento interno mostrou que o número de reclamações caiu 76%.
Ainda ao “G1”, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que a pesquisa é um dos indicadores de desempenho avaliados pelo governo e que pode gerar a abertura de processos administrativos. A secretaria também informou que, de janeiro a julho deste ano, aplicou quase R$ 10 milhões em multas para a ViaMobilidade, que ainda estão em análise judicial.
*Com informações do “G1”.