Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Covid-19: Saiba como higienizar seu smartphone

Logo Giro

O uso de lenços na limpeza é recomendado. (Foto: da Redação / Giro S/A)

Devido à pandemia do coronavírus, uma das principais dúvidas que sempre surge é a forma mais segura e correta de se fazer a higienização do celular, sem que esse seja danificado.

Para ajudar os consumidores, algumas fabricantes de smarthphones como a Apple, Samsung e a Motorola publicaram em seus sites artigos explicarem a melhor forma de higienização, pois vírus e bactérias podem permanecer nos aparelhos por horas ou talvez dias

Elas afirmam que usuários podem usar lenços álcool isopropílico 70% ou lenços desinfetantes Clorox para limpar de forma suave os smartphones.

A principal recomendação é evitar que a umidade chegue às aberturas do aparelho, como a do carregador. Outra dica importante é não usar alvejante e não mergulhá-lo em nenhum produto de limpeza.

Se houve a necessidade de remover alguns detritos do aparelho, não se dever usar um pano ou spray desinfetante. O álcool comum ou a água sanitária não são recomendados, pois podem causar oxidação.

Outra sugestão é de manter seu telefone livre de germes ou agentes infecciosos, deixando-o no bolso ou na bolsa enquanto estiver em um ambiente não controlado, como um mercado, e tirá-lo de lá depois que tiver lavado suas mãos.

Confira abaixo, de forma reduzida, como realizar a higienização correta:

  • Antes de começar, desligue o smartphone, remova qualquer capa e desconecte todos os cabos ou acessórios.
  • Use um pano de microfibra macio e sem fiapos, como aqueles para limpeza de lentes de câmera, para limpar suavemente a superfície externa do telefone.
  • Evite a umidade em qualquer abertura e não aplique soluções líquidas diretamente no seu smartphone.
  •  Se necessário, umedeça o canto de um pano com uma pequena quantidade de água destilada ou à base de álcool e delicadamente limpe a parte frontal e traseira do smartphone sem aplicar muita pressão.
  •  Evite uma limpeza excessiva.
  • Não use ar comprimido e não aplique nem pulverize alvejantes ou soluções de limpeza diretamente no smartphone.
  •  Esta recomendação de limpeza destina-se apenas às superfícies de vidro, cerâmica e metal do smartphone; não é recomendado para acessórios macios, ou seja, aqueles feitos de couro, borracha ou plástico.

Receba nossas notícias em seu e-mail