giro

​Covid-19: Governo Federal irá destinar 1 bilhão aos estados

Também será destinados mais 73 milhões de EPIs
Ministro Casa Civil Braga Netto durante a coletiva (Foto: Agência Brasil)

Em mais uma tradicional coletiva realizada na tarde desta terça-feira (26), no Palácio do Planalto sobre o combate da pandemia do coronavírus no País, foi anunciado que o Governo Federal irá destinar mais de um bilhão de reais para ajudar os estados nesse período de crise.

Outra medida anunciada é que o Sistema Único de Saúde (SUS) irá testar mais de 90 mil profissionais da saúde que atuam na rede. Os testes serão do tipo sorológico, que detecta a presença de anticorpos para o novo coronavírus (covid-19) na amostra de sangue.

Também será criado um hospital de campanha destinado a tratar de indígenas em Manaus. O espaço funcionará no Hospital de Retaguarda Nilton Lins e terá 53 leitos, sendo 33 leitos clínicos, 15 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), além de posto de enfermagem.

Foi comunicado que os frigoríferos voltaram a funcionar normalmente e que o Governo Federal ajudará pequenos e médios agricultores e pecuários a se reestruturarem nesse período de crise.

O SUS também doará mais de 73 milhões de equipamentos de proteção pessoal (EPIs) aos Estados.

Através de uma pesquisa realizada pela organização não governamental Viva Rio que 75,5% das pessoas com sintomas de covid-19 nas favelas não procuraram atendimento médico e que metade conhece alguém próximo que morreu da doença.

A pesquisa revela ainda que 10% das mortes ocorreram dentro de casa, sem qualquer assistência médica.

O levantamento integra a iniciativa SOS Favela – Rede Solidária contra o coronavírus, que tem um cadastro de 32.037 famílias em 332 comunidades de 29 municípios do estado do Rio de Janeiro. O questionário foi aplicado pela internet entre os dias 9 e 16 de maio.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), indústrias e instituições públicas e privadas devolveu 1.016 ventiladores pulmonares consertados a hospitais de 223 cidades. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os aparelhos, que estavam sem uso, passaram por reparo nos 39 postos de manutenção localizados em 20 estados.

Participaram dessa coletiva de imprensa os ministros da Casa Civil, Braga Netto; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos; o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Confira abaixo a coletiva completa.