giro

Cotia lança atendimento por teleconsulta com especialidades médicas

​Na central, os médicos atendem apenas pacientes em retorno de consultas.
Foto: divulgação / Prefeitura de Cotia

Começou a funcionar, nesta quarta-feira, 1º, uma Central de Vídeo Atendimento e Teleconsulta com especialidades médicas agendadas pela Policlínica de Cotia. A medida visa garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes durante o período de pandemia do novo coronavírus, em que o isolamento social se faz necessário. Seis médicos atendem diariamente, entre otorrino, dermatologista e endocrinologista.

O atendimento é feito por vídeo e, não havendo disponibilidade do paciente, por telefone. “Cotia está saindo na frente e usa a tecnologia a favor da população e, hoje, lançamos mão da tecnologia para garantir o atendimento médico da população que não deve se deslocar à unidade de atendimento. Uma forma de proteger o paciente e os profissionais de saúde”, disse o prefeito Rogério Franco.

Na central, os médicos atendem apenas pacientes em retorno de consultas, pois, de acordo com a Secretaria de Saúde, para o primeiro atendimento é mais indicado que a consulta seja presencial. Cada médico tem condições de atender quatro pacientes remotamente a cada hora. A expectativa é de que sejam atendidas 200 pessoas por dia.

O Secretário de Saúde, Magno Sauter, explicou que as receitas, pedidos de exames e interconsultas serão feitos pelos médicos e retirados pelos pacientes ou familiares. “O atendimento remoto é uma solução possível neste momento de pandemia. A gente pegou todas as agendas de retorno com especialidade médica e estamos dando encaminhamento. Mesmo com a Covid-19 isolando as pessoas, a gente não pode parar, mantivemos os atendimento e o compromisso com a saúde pública de Cotia”, destacou Sauter.