giro

Cotia declara emergência por estragos causados pelas chuvas

Logo Giro
Região ainda sofre com a falta de energia (Foto: Fau Barbosa)

Decreto enfatiza a interrupção de energia em Cotia e as previsões meteorológicas, que apontam que as chuvas devem continuar; saiba mais

Cotia declarou emergência. A medida visa acelerar as ações de recuperação das estruturas que foram danificadas pela forte chuva e pelo vento que atingiram o município na noite de sexta-feira (11).

A decisão foi divulgada por meio do decreto n.º 9.367, publicado no Diário Oficial da cidade, na segunda-feira (14). O prazo da determinação vale por 60 dias.  

Segundo o documento, levou-se em conta os graves danos, a interrupção de energia da cidade e as previsões meteorológicas, que apontam que as chuvas devem continuar durante os próximos dias em Cotia e região.

“As Secretarias Municipais competentes deverão adotar, de imediato, as providências destinadas à realização de obras, contratação de serviços e compras necessárias, em caráter emergencial, visando ao restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas, observadas rigorosamente as disposições legais pertinentes, em especial a legislação referente a licitações e contratos administrativos”, diz o documento.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Cotia em emergência: outras informações

Conforme o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), aproximadamente 20% da cidade de Cotia ainda sofre os efeitos do apagão. O dado foi divulgado na noite de terça-feira (15), nas redes sociais do gestor público.

“Aproximadamente 20% da cidade de Cotia ainda sofre os efeitos do apagão. Por isso, estamos com equipes trabalhando dia e noite para recuperar as áreas afetadas”, escreveu Franco.

Forte chuva derrubou postes e árvores em Cotia (Fau Barbosa/Giro S/A)

Atualmente, a concessionária Enel ainda precisa restabelecer a energia elétrica para cerca de 100 mil clientes na Grande São Paulo.

“Desse total, cerca de 7,6 mil se referem a ocorrências registradas na sexta-feira e no sábado, após o evento climático. Nossas equipes atuam, desde os primeiros momentos da tempestade de sexta-feira, no restabelecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado e para aqueles que ingressaram com chamados de falta de luz ao longo dos últimos dias”, explicou a empresa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail