giro

Cotia: “Emergência Climática” será o tema da Conferência do Meio Ambiente

Logo Giro
Encontro acontece no dia 11 de dezembro na cidade de Cotia (Juliano Barbosa/ Divulgação PMC

As discussões para a Conferência, que ocorre no dia 11 de dezembro, acontecem em parceria com os municípios que compõem o Conisud

Cotia iniciou as discussões para a realização de sua Conferência Municipal do Meio Ambiente, em parceria com os municípios que compõem o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste do Estado de São Paulo). Neste ano o tema central será “Emergência Climática”. Todas as ações dos municípios estão sendo acompanhadas e apoiadas pelo Conisud. A Conferência Municipal acontecerá no dia 11 de dezembro em horário e local a serem divulgados.

Na Conferência Municipal serão eleitos os delegados que apresentarão as pautas de Cotia e região na edição estadual e que, posteriormente, serão levadas à edição nacional. As propostas seguirão os cinco eixos propostos:

  • Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa);
  • Adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos);
  • Justiça Climática (superação das desigualdades);
  • Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social), e
  • Governança e Educação Ambiental (participação e controle social).

A partir da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia, e dos outros municípios paulistas, sairão os subsídios para as políticas públicas que serão formuladas quanto ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática a ser apresentado à COP30, em 2025.

“Os municípios estão mobilizados e interessados nesta questão [meio ambiente] e estarão juntos na realização da Conferência e na escolha dos seus delegados para as conferências estadual e nacional. Daremos todo o apoio aos gestores, aos técnicos e aos conselhos, desejando que a conferência tenha bons frutos e resultados para serem levados para a estadual e nacional em benefício de toda a humanidade”, disse Brígida Sacramento, Secretária Executiva do Conisud.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail