Consumidores que tiveram perdas durante o recente apagão da Enel podem pedir ressarcimento de valores desde que apresentem comprovantes válidos.
O recente apagão ocorrido na capital paulista e na região metropolitana da cidade deixou mais de um milhão de consumidores às escuras desde sexta-feira, dia 11 de outubro. Até o momento, cerca de 400 mil pessoas ainda padecem sem energia elétrica, de acordo com a concessionária responsável pelo abastecimento, a Enel.
Quem tinha alimentos estocados na geladeira, ou teve algum aparelho queimado durante o apagão, pode pedir o ressarcimento dos valores perdidos, registrando uma reclamação no Procon SP. No Estado tem mais de 400 agências do órgão. O procedimento é simples, mas é necessário comprovar as perdas com fotos, número de protocolos, entre outros documentos comprobatórios.
Enel: dicas dos especialistas
Especialistas pedem que os consumidores, primeiramente, entrem em contato com a concessionária e peçam o atendimento e o ressarcimento dos valores perdidos. Caso não sejam atendidos, eles devem seguir as regras a seguir:
- Procure uma unidade do Procon em seu município e vá munido de todos os documentos citados no item 5 abaixo, mais o comprovante de residência;
- Para realizar o cadastro da reclamação de forma totalmente on-line, é preciso entrar no site https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/;
- Clicar em Faça aqui a sua reclamação;
- Faça seu cadastro e obtenha login e senha;
- Tenha em mãos documentos como: RG/CPF em se tratando de pessoa física ou CNPJ, no caso de o consumidor ser uma pessoa jurídica; comprovantes como número de protocolo, ou e-mail com a reclamação, fotos, notas fiscais de alimentos ou bens perdidos e outros documentos que facilitem a comprovação do valor gerado pelo dano, no caso: a falta de energia elétrica;
- Preencha todos os campos pedidos e finalize seu atendimento.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
De modo geral, qualquer empresa tem até 10 dias para analisar e responder sua reclamação. A partir desse momento, o reclamante tem até 20 dias para comentar a resposta recebida. Nesse espaço de tempo, o consumidor pode dialogar com o fornecedor, neste caso a Enel. Nesse diálogo pode ser que haver pedidos para anexar novos documentos ou até mesmo para complementar a reclamação. Por isso é tão importante guardar todos os comprovantes consigo. Depois de tudo isso, basta aguardar o retorno do Procon.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.