giro

Com venda de veículos em alta, Rota 2030 é aprovado

Logo Giro
Foto: Cesar Itibere/PR

Na abertura oficial do Salão do Automóvel, em São Paulo, nessa quinta (8) o presidente Michel Temer assinou o decreto Rota 2030, que regulamenta o novo regime automotivo. A assinatura ocorreu horas depois de o Senado aprovar a Medida Provisória criando o programa. O projeto de conversão decorrente da MP ainda será sancionado.

O programa estabelece novo regime tributário para as montadoras de veículos no país, que em contrapartida terão de investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Temer afirmou que a medida representa um “grande avanço para o setor e para o Brasil”.

Temer visitou os estandes, destacou a tecnologia avançada dos automóveis e defendeu parcerias entre governo e iniciativa privada. Para ele, a partir do Rota 2030 haverá mais investimentos no país. “A próxima edição [do Salão do Automóvel] poderá exibir mais avanços”, disse, lembrando que o setor representa 4% do PIB.

A Anfavea, associação das montadoras, anunciou alta de 15,3% no licenciamento de veículos no ano até outubro. Foram vendidas 254,7 mil unidades no mês passado, expansão de 19,4% diante desetembro e 25,6% comparado com as 202,9 mil de outubro de 2017. “Certamente fecharemos o ano com resultado bastante positivo e animador tanto para fabricantes quanto para a cadeia como um todo” afirmou AntonioMegale, presidente da Anfavea. (Com informações da Agência Brasil)

Confira mais informações sobre o Salão do Automóvel na página 18.

Receba nossas notícias em seu e-mail