“A empresa está procedendo com as licenças e autorizações necessárias para a construção dessa nova fábrica”, disse Adalberto Momi, diretor geral da América do Sul. “Embora a pandemia tenha impulsionado a necessidade de reavaliar o cronograma de implementação, esperamos aumentar a capacidade de produção da atual fábrica da Meritor em Osasco (SP) e Resende (RJ) com uma fábrica automatizada projetada para a fabricação da próxima geração de eixos”.
A empresa anunciou anteriormente que a construção começaria em março de 2020 e duraria aproximadamente 13 meses, com uma inauguração prevista para abril de 2021. O novo cronograma, devido ao impacto do COVID-19 nos mercados globais de veículos comerciais, ainda não foi finalizado.
A Meritor está presente em Osasco há 64 anos e conta com cerca de 700 funcionários. A decisão por uma nova fábrica se deu justamente pela impossibilidade de ampliar a produção em Osasco, já que não há possibilidade de expansão da planta na cidade. A produção de Osasco, no entanto, será mantida.
Os produtos que serão desenvolvidos na fábrica de Roseira incluem parte da nova família de eixos elétricos, a serem produzidos em aliança com o e-Consórcio. O foco serão produtos ainda não fabricados no Brasil, como eixos para veículos elétricos e para veículos 4×4 e fora de estrada.
O total investido na nova fábrica deve chegar a R$ 200 milhões e vai gerar de 200 e 250 novos empregos. Roseira está geograficamente localizada entre Osasco e Resende, onde fica a outra fábrica da Meritor e foi apontada pelo Investe São Paulo (agência de fomento do Estado).