Postes e árvores na Via Parque, em Barueri, caíram durante a tempestade de ontem (12). Parte do trajeto permaneceu fechado, ocasionando trânsito intenso na manhã desta segunda-feira (13)
A forte chuva no fim da tarde deste domingo (12) voltou a castigar cidades da Região Oeste da Grande SP, Barueri, Itapevi e Osasco, deixando muitas vias alagadas, árvores e postes caídos e carros submersos.
Em Barueri, alguns postes e árvores da Via Parque caíram e na manhã desta segunda-feira (13), parte do trajeto ficou fechado para que a equipe da empresa Enel, concessionária de distribuição de energia elétrica, trabalhasse no local. O trânsito ficou completamente congestionado em diversos pontos do bairro Alphaville.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), o trânsito no sentido Alphaville foi desviado pela Av. Andrômeda e quem ia sentido Santana de Parnaíba teve que seguir pela Alameda Araguaia. Por volta das 10h50, com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, a empresa Enel retirou a árvore e a via foi liberada para o tráfego.
Já no município de Osasco, uma das vias mais afetadas foram a rua João Francisco Regina, no bairro de Jardim Elvira, e a avenida Eurico da Cruz, Jardim Munhoz Júnior, deixando carros submersos.
De acordo com a Defesa Civil de Osasco, nas últimas 24 horas os locais mais atingidos pelas chuvas foram o bairro Santa Fé, que registrou 61 milímetros, seguidos por Rochdale e Quitaúna, com 60 milímetros cada. Na região do Córrego Bussocaba choveu 46,4 milímetros e no Jaguaribe, 35 milímetros, volume considerado acima do normal para um curto período.
Em Itapevi, muitos moradores chegaram a publicar nas redes sociais vias e casas alagadas e carros submersos. Um dos locais mais atingidos foi próximo ao Piscinão do Parque Suburbano, que ficou tomado pelas águas causando transtornos aos motoristas e moradores locais.
O Piscinão do Suburbano fica entre a avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas. Construído para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro, o piscinão recebe as águas do córrego Paim.
Como medida de segurança, a Prefeitura de Itapevi, em acordo com os artistas que se apresentariam no “Festival de Música” de domingo (12), no Parque da Cidade, cancelou os shows.
Segundo o Climatempo, a semana ainda será de alerta para para grande parte do estado de São Paulo, pois há potencial para novos episódios de alagamentos, congestionamentos, queda de árvores e transbordamentos de rios e córregos.