Search
Close this search box.
giro

Chef Paola Carosella inaugura unidade da rede La Guapa em Cotia

Logo Giro
No fim de abril, a rede La Guapa completou oito anos de atuação (Divulgação/Reprodução Instagram)

A chef de cozinha Paola Carosella e o empresário Benny Goldenberg inauguraram mais uma unidade da La Guapa em abril. A nova loja da rede de empanadas artesanais está localizada no bairro Granja Viana, em Cotia, dentro do Open Mall The Square. A primeira loja surgiu em 2014 no Itaim Paulista, SP, e até hoje segue o mesmo padrão das outras 26 unidades do grupo. Todas as empanadas são feitas à mão, seguindo a tradicional gastronomia latino-americana, e depois assadas em forno de alta temperatura.
Paola e Benny se conheceram em 2013 e trocaram serviços. Ela ajudou com o cardápio do Mangiare, antigo restaurante do empresário, e Benny no sistema de gestão do Arturito, restaurante de Paola localizado em Pinheiros, SP. No Instagram @mestresdareal a chef contou que após trabalharem juntos, viraram sócios e ambos queriam um café que pudesse ser expandido em várias unidades. A ideia era uma proposta simples: comida boa e mais acessível do que os outros restaurantes de alto padrão. No cardápio, a rede apresenta empanadas suculentas que são o carro-chefe da casa, em diversos sabores, com opções veganas, além de café, alfajores e picolés. Ao todo, são 11 sabores com um valor único de R$ 8,90 e cada uma possui um formato diferente.
Ao todo, público tem à disposição 11 sabores de empanadas (Divulgação/La Guapa)

A empanada do La Guapa
Com origem Persa, as empanadas foram trazidas aos países latinos pela colonização espanhola. A tradicional Saltenha, referência à cidade de Salta na Argentina, está presente no cardápio com o tradicional recheio de carne, ovo, azeitonas e batata cozida. Esse sabor de empanada se popularizou com Juana Manuela Gorriti, salteña, poetisa e escritora. Em virtude da ditadura na Argentina, fugiu com a família para a cidade de Tarija, na Bolívia. Para ganhar dinheiro, Juana começou a fazer empanadas para vender. Era uma receita típica de sua cidade natal e começou a fazer muito sucesso na cidade. Em decorrência disso, ganhou o apelido de “la salteña”, referindo-se à Juana, aquela que veio de Salta. Atualmente, na Bolívia, salteña é sinônimo de empanada, podendo ser de carne, de frango ou vários outros recheios.

A ex-jurada do “MasterChef Brasil”, exibido pela “Band”, contou ao blog “Revista Menu”, alguns de seus segredos na hora de preparar a empanada, uma das iguarias mais apreciadas entre os latinos. “Na Argentina, a massa se faz com gordura de boi, o que chamamos de pella. Aqui, no La Guapa, a massa é preparada com banha de porco”, disse a chef ao blog “Revista Menu”.

Já em relação ao recheio, ela ensina que ele deve ser colocado em uma assadeira e resfriado antes de ser usado. “Na hora de montar uma empanada, quando se pega com a colher uma porção de recheio, é importante ter a proporção exata de carne e cebola e emulsão – senão, a salteña fica seca”, orienta.

Unidades La Guapa também oferecem combos com empanadas artesanais e salada (Divulgação/La Guapa)

Crescimento da marca La Guapa
Desde 2014 no mercado, a marca se expandiu pouco a pouco e em 2020 recebeu aporte de R$ 50 milhões da nova sócia, a gestora de private equity Concept Investimentos. Juntos, compõem o conselho de administração da La Guapa. O projeto prevê a abertura de 80 unidades em todo o Brasil, segundo Goldenberg. “A ideia é, depois da cidade de São Paulo, partir para o Rio de Janeiro e seguir aos poucos para outras regiões e capitais”, afirmou Goldenberg, em entrevista ao portal “Exame”.

Para suprir a demanda, O La Guapa tem a própria central de produção, localizada na Vila Leopoldina, SP, onde fabrica todas as empanadas que saem para as lojas. Em números oficiais da empresa, a produção mensal gera uma tonelada de frangos, 10 mil ovos, 12 toneladas de farinha, 1 tonelada de doce de leite, 10 mil alfajores e 500 mil empanadas para atender 100 mil clientes/mês.

O ambicioso projeto quebrou recorde de abertura de lojas em 2022 e promete 41 unidades até o fim deste ano, conforme informou a assessoria de imprensa à reportagem do Giro/SA. O conhecimento administrativo de Benny, formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em marketing de luxo e o toque especial da Chef Paola na cozinha efetivaram o sucesso do La Guapa.

Quem quiser provar as tradicionais receitas da culinária latina, tema central do La Guapa, pode visitar a nova loja no The Square, localizado na rodovia Raposo Tavares km22. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, e aos sábados e domingos, das 12h às 22h. Além disso, também há a opção de delivery por meio do iFood ou Rappi. Na região oeste de São Paulo, além desta unidade que acaba de ser inaugurada na Granja Viana, a rede de empanadas tem mais uma loja na avenida Copacabana, em Alphaville, Barueri.

Chef Paola Carosella ao lado de seu sócio, Benny Goldenberg (Divulgação/La Guapa)

Receba nossas notícias em seu e-mail