giro

Celular Seguro começa a enviar alerta para aparelhos roubados ou furtados

Logo Giro
vírus
Esta modalidade promove fraudes bancárias de forma automático no celular da vítima (Tânia Rego/Agência Brasil)

Alerta do programa Celular Seguro é direcionado a pessoas que adquirem telefones com restrição. Saiba como se prevenir; saiba mais

Já está em prática a nova etapa do programa Celular Seguro. A ação visa coibir o aumento de roubos e furtos de celulares, por meio de notificações com alerta de bloqueio emitido por roubo, furto ou perda. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e entregou em vigor nesta terça-feira (08).

Segundo o órgão, as mensagens serão encaminhadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000, que são perfis verificados do MJSP, assim que um novo chip for instalado nos aparelhos com restrição. Foram disparadas 1.118 mensagens para todo país só nesta segunda.

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, explica o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Celular Seguro: o que fazer caso receber a mensagem

Após receber a mensagem que informará a existência do alerta de bloqueio, o cidadão deverá acessar o site do programa Celular Seguro para ter as orientações necessárias.

 Em seguida, será preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação. Se a pessoa que estiver com o celular não apresentar a nota fiscal, nem comprovar que foi ela quem emitiu o alerta, terá que devolver o aparelho.

Ainda segundo o MJSP, o envio das notificações será automático, desde que o titular da linha que teve o celular roubado, furtado ou perdido tenha solicitado o bloqueio no chamado Modo Recuperação.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Celular Seguro: Cadastro Nacional de Celulares com Restrição

Consulta do Cadastro Nacional de Celulares deve ser feita com app Celular Seguro (Tânia Rego/Agência Brasil)

Já está disponível no Celular Seguro, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição pode ser utilizado por qualquer usuário para consultar se o telefone móvel que está comprando possui registro de roubo, furto ou extravio, auxiliando na decisão de compra.

Para a consulta, o usuário precisará informar o IMEI, que é o número de “chassi” do aparelho, que pode ser obtido facilmente, conforme indicado ao final do texto.

“Entendemos que toda pessoa tem o direito de saber se o aparelho usado que for adquirir é limpo, sem notícia de roubo, furto ou extravio. O sistema é composto pelas bases de dados do Celular Seguro, com cerca de 2,6 milhões de cadastros, e da Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel], com 16 milhões, além dos boletins de ocorrência dos estados”, explica.

Como consultar o Cadastro

Consulta deve ser feita pelo IMEI (Divulgação/MJSP e Tânia Rego/Agência Brasil)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Qualquer pessoa pode acessar o cadastro dentro do aplicativo Celular Seguro. Para verificar se um telefone móvel tem algum tipo de restrição, é preciso escolher a opção Celulares com Restrição na tela inicial.

Ao clicar, o usuário pode digitar o IMEI com 15 números ou clicar em Ler Código de Barras. Ao escolher essa última opção, a câmera do telefone abrirá automaticamente.

No outro telefone, aquele com o IMEI consultado, o cidadão deve digitar no teclado numérico (como se fosse fazer uma ligação) o seguinte código: *#06#. Em seguida, aparecerá na tela o número do IMEI do telefone, com um código de barras.

Basta apontar a câmera do primeiro telefone para a tela deste outro que está sendo adquirido para conferir. Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela, e o aparelho poderá ser comprado sem problemas.

Lembre-se que aparelhos com mais de um chip têm mais de um IMEI. É necessário consultar todos os IMEIs do aparelho que está sendo adquirido.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail