Expectativa para congestionamento ou não nesta terça-feira (25) é grande. Secretaria de Mobilidade sugere rotas alternativas
Na última segunda-feira (24), o fim de tarde foi um verdadeiro teste de paciência para quem circulava por Alphaville e Tamboré. Longos congestionamentos tomaram conta das principais vias, especialmente no trecho de Barueri, onde as alamedas Araguaia, Rio Negro, Cauaxi e Madeira ficaram praticamente travadas.
O reflexo do trânsito intenso também foi sentido em Santana de Parnaíba, na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, em Tamboré. Muitos internautas relataram a dificuldade para chegar em casa. Uma moradora da região chegou a comentar que vinha de Cotia com destino a Alphaville e o aplicativo de navegação GPS Waze a direcionou pela Estrada dos Romeiros.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), o fluxo estava mais lento devido à intervenção da 1ª etapa das obras de recuperação das cabeceiras do viaduto Juvenal Antônio de Moraes, localizado sobre a linha férrea da ViaMobilidade (estação Antônio João), no bairro Aldeia, em frente ao Parque Shopping Barueri. As informações são do grupo Mais Segurança Já Para Alphaville. Os reparos iniciaram ontem.
Com cerca de 20 anos, o Viaduto Juvenal Antônio de Moraes é uma importante ligação entre os bairros de Alphaville, Tamboré, Aldeia, Parque Viana, Jardim Paulista e outros bairros da cidade. Receberá manutenção preventiva visando garantir a segurança e a durabilidade da construção.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Congestionamento: como serão os próximos dias
A reportagem do Jornal Giro questionou a Prefeitura de Barueri se, após este congestionamento intenso, será feita alguma mudança no trânsito ou no cronograma da obra para se evitar engarrafamentos novamente. Mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
Caso a administração pública responda, a reportagem será atualizada.

Entenda a obra de reparo do viaduto
Os reparos serão executados pela Secretaria de Obra de Barueri em duas etapas: sentido Maria Helena (ligação com a avenida Marco Antonio Calegari) e sentido Alphaville (ligação com a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva). O prazo de término previsto é de 90 dias, sendo necessário um período de 45 dias para cada cabeceira de acesso ao viaduto. Confira mais detalhes:
Desvios sentido Maria Helena
Segundo a Semurb, a primeira etapa compreenderá três fases de intervenções parciais e totais. Podem ocorrer alterações durante sua execução, ficando ora interditado uma faixa ora duas, de acordo com a necessidade, principalmente em horários de pico. Por isso, acontecerão aberturas nas divisórias da pista para se realizar os reversos.
Para as intervenções no trecho, haverá uma abertura no início da cabeceira do viaduto, em frente ao Shopping para desvio sentido Maria Helena e outra abertura depois do complexo Marechal Rondon, para retorno só para veículos leves no acesso à Carapicuíba e Centro de Barueri pelo corredor Oeste. Já os veículos pesados conseguirão fazer retorno mais à frente, seguindo pela avenida Marco Antonio Calegari, que liga a avenida Bariloche.

Motoristas devem utilizar rotas alternativas
Os técnicos da Semurb orientam que os motoristas utilizem rotas alternativas indicadas pelos aplicativos Google Maps e Waze, além do Instagram da Secretaria de Mobilidade Urbana (clique aqui), que manterá a página com atualizações diárias sobre a situação do trânsito nas imediações da obra.
Agentes da Secretaria de Mobilidade estarão no local orientando os condutores e reforçando a sinalização viária. “A nossa proposta é para que os motoristas usem rotas alternativas, utilizando inclusive dos aplicativos de GPS, ferramentas que facilitarão para eles seguirem na melhor rota para se chegar ao seu destino desejado. É o nosso objetivo”, reforçou o coordenador da Semurb, José Luiz Pinheiro de Oliveira, que completou: “É uma obra que será realizada intensamente para que seja terminada o mais breve possível, visando minimizar o transtorno ao usuário. Faremos operações necessárias para agilizar o trânsito.”
Há ainda faixas instaladas desde a saída do túnel da alameda Araguaia, em Alphaville, até a chegada da Ponte Akira Hashimoto, em Aldeia de Barueri. Placas de sinalização avisando sobre a obra também foram colocadas em vias.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.