Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Carteira da Pessoa Autista é emitida em Osasco e Carapicuíba

Poupatempo de Osasco não funcionará durante o feriado de aniversário de Osasco (Divulgação/Governo de SP)

Unidades do Poupatempo terão salas sensoriais para acolher pessoas autistas; no Estado de SP mais de 17 mil documentos já foram emitidos

As unidades do Poupatempo em Osasco e Carapicuíba estão entre os postos selecionados pelo governo do Estado de São Paulo para oferecer o serviço de emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea). No total, serão 26 postos que passarão a contar com salas sensoriais para a realização do atendimento presencial.

LEIA TAMBÉM: Enchentes: Osasco terá córrego canalizado e nova avenida

A Ciptea é um serviço 100% digital e gratuito solicitado no site ciptea.sp.gov.br. A emissão gratuita do documento já vinha sendo feita desde abril no Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital. O documento também pode ser impresso em equipamentos domésticos, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis. Todos os postos do Poupatempo oferecem orientação para o preenchimento do cadastro e emissão das carteiras para pessoas autistas.

Carteira da Pessoa Autista é emitida em Osasco e Carapicuíba
Além de Osasco e Carapicuíba, emissão poderá ser feita em outras 24 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo (Divulgação/Governo de SP)

Além de Osasco e Carapicuíba, a expansão da emissão das carteiras e do atendimento com salas sensoriais será feita nos postos Poupatempo do Canindé, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa e Santo Amaro, na capital, e nas unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Shopping, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.

Salas sensoriais para o atendimento em Osasco e Carapicuíba

As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para o atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços oferecem abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também dispõe de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

Na manhã desta segunda-feira (18), o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, inaugurou uma sala sensorial e a emissão presencial no Poupatempo de Santo Amaro, na capital. À tarde, foi a vez do Poupatempo de Santos oferecer os serviços.

“Este é mais um passo muito importante da gestão estadual em prol da inclusão das pessoas autistas, que têm tido os seus direitos reconhecidos e reforçados por meio do desenvolvimento de políticas públicas que as beneficiem diretamente”, destacou o secretário.

Ciptea

A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA atende às normas da Lei Federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril por meio do Decreto Estadual 67.634.

A Ciptea é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o documento desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital. As solicitações podem ser feitas por meio do portal Ciptea, criado pela Prodesp – a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo –, que já emitiu 17 mil carteiras desde abril.

A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando maior rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail