Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: Carrefour Brasil quer a liderança do varejo alimentar digital até 2026

Logo Giro
Integração, digitalização e expansão são os três pilares do Grupo Carrefour Brasil até 2026 (Divulgação/Carrefour)

Sam James, Chief Digital Officer, reforçou a meta em acelerar a digitalização, em encontro com jornalistas. Em 2022, o volume de vendas no e-commerce cresceu cerca de 100,6%

O Grupo Carrefour Brasil, sediado em Barueri, têm apostado cada vez mais na sua aceleração digital. Até 2026, a companhia planeja passar da condição de líder do varejo tradicional para ocupar também a posição de líder do varejo alimentar digital. A meta foi afirmada por Sam James, novo Chief Digital Officer, em um encontro com jornalistas na sede da companhia. James ocupa a área a menos de um ano e tem passagem pela Uber Brasil.

Carrefour tem três pilares para crescimento

James pontuou que o Grupo Carrefour Brasil tem em seu planejamento estratégico três pilares
principais que serão desenvolvidos até 2026: integração, digitalização e expansão. Isso envolve a destinação de amplos investimentos para acelerar a inovação nos negócios e processos; o desenvolvimento da mentalidade digital; e a adoção de novas formas de trabalho entre os colaboradores.

Em 2022, o volume de vendas no e-commerce cresceu em torno de 100,6%. O GMV total alcançou R$ 2,0 bilhões no segundo trimestre de 2023, aumento de 30,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Todos os modelos de vendas já possuem plataformas para compras online, por meio de site e/ou aplicativo.

O Atacadão avançou em sua estratégia de digitalização. A sua plataforma e-commerce integra o canal de vendas online do próprio Atacadão e um marketplace com mais de 300 sellers parceiros. No fim de 2022, a operação, que começou em São Paulo, já estava disponível para todos os estados do Brasil. Além disso, o Grupo terminou 2022 com 160 lojas com a delivery de supermercado Corner e 45 lojas com a startup de entrega Rappi.

Barueri: Carrefour Brasil quer a liderança do varejo alimentar digital até 2026
A separação dos produtos comprados via e-commerce e/ou app Meu Carrefour é realizada diretamente das gôndolas, com a entrega para os clientes em até duas horas (Divulgação/Reprodução Meu Carrefour)

Food B2B/B2C

“Temos a digitalização no centro das atenções, com algumas iniciativas: prioridade ao Food B2B/B2C no e-commerce; aceleração dos serviços financeiros; e criação de um ecossistema único no Brasil. Além disso, queremos recrutar e treinar novos talentos nessa área”, afirmou o Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil.

No modelo de negócio B2B (Business to Business), as empresas vendem para outras empresas. Já no modelo B2C (Business to Consumer), vendem para o consumidor final. “Queremos estar presente onde o cliente quer e com o melhor serviço; e implementar a oferta digital em todos os formatos e lojas”, acrescentou o executivo. O Grupo aproveitará as bases de clientes do Carrefour, Atacadão, Sam’s Club
e Banco Carrefour.

Grupo Carrefour: 65 milhões de clientes por mês

O Grupo Carrefour Brasil atende uma base de 45 milhões de clientes por mês. Com a integração com o Grupo Big, somam-se mais 15 milhões de consumidores. Hoje, são mais de mil pontos de venda e 150 mil colaboradores, se tornando, segundo a empresa, a maior empregadora privada do Brasil.

O processo teve início em junho do ano passado e foi concluído seis meses antes do previsto. A companhia atua em nove países (França, Itália, Espanha, Romênia, Polônia, Bélgica, Argentina, Brasil e Taiwan) e em mais de 30 países com franquias.

No Brasil, o Carrrefour possui 1.152 pontos de vendas (dados do 2T23). São 359 lojas Atacadão, 33 Atacado de entrega, 47 lojas Sam’s Club, 143 Hipermercados Carrefour, 36 lojas Carrefour Bairro e Market, além de 198 Supermercados (Nacional, TodoDia, Super Nosso e Bompreço), 153 lojas de conveniência, 118 drogarias e 98 postos de combustível.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail