Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Carapicuíba: multas podem ser transferidas pela CNH Digital

Logo Giro
Aplicativo é vinculado ao sistema do Detran-SP (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Funcionalidade ajuda a proprietários de veículos de Carapicuíba transferirem multas quando infração é cometida por outro condutor; saiba mais

Já está em vigor em Carapicuíba o novo procedimento que possibilita aos proprietários de veículos transferirem multas de maneira totalmente online quando a infração for cometida por outro condutor. A ação deve ser realizada exclusivamente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, sistema vinculado ao Detran-SP.

Segundo a administração municipal, a mudança visa facilitar e agilizar o processo de revisão da penalidade, proporcionando maior uma comodidade aos cidadãos. O aplicativo está disponível para download nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

No caso de pessoa jurídica, o procedimento permanece inalterado, sendo possível realizar a indicação de multas pelo site do órgão competente, na Secretaria de Transporte e Trânsito ou através dos Correios.

Leia Mais: Carapicuíba: PM recupera caminhão com carga e liberta reféns

“É crucial que o real infrator aceite a indicação através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Essa etapa é fundamental para garantir a eficácia do processo. Contamos com a colaboração de todos para aderirem às novas orientações do Detran”, ressaltou a Prefeitura de Carapicuíba.

A nova funcionalidade combate a burocracia e reduz a possibilidade de fraudes, pois envolve a assinatura eletrônica do proprietário do veículo e do condutor responsável pela infração com uso da tecnologia GovBR. O sistema possui um robusto processo de autenticação e é alvo de monitoramento permanente, reduzindo drasticamente a exposição a fraudes.

Carapicuíba: como utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Carapicuíba: multas podem ser transferidas pela CNH Digital
Procedimento para pessoas jurídicas permanece inalterado (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Após o download e instalação do aplicativo no smartphone, é necessário abrir o app e realizar o login por meio da plataforma GOV.BR.

Em seguida, o usuário deve acessar a aba de infrações, indo à seção de infrações no menu principal, selecionando a multa desejada e dentro desta seção, escolhendo a opção “por veículo” e escolher o real infrator, cadastrando os dados solicitados.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Whatsapp

O prazo para a indicação do real infrator é de 30 dias, contados a partir da data de notificação da infração (primeiro aviso sobre a multa cometida).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe o GiroCast

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail