giro

Carapicuíba celebra 443 anos da Aldeia Jesuíta nesta quinta (12)

Logo Giro
aldeia de carapicuíba
A Aldeia de Carapicuíba foi fundada por Padre José de Anchieta (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Evento que ocorre nesta quinta-feira (12), em Carapicuíba, terá missa campal, shows, atrações culturais e barracas de comidas típicas; saiba mais

Nesta quinta-feira (12), a cidade de Carapicuíba comemora os 443 anos da Aldeia Jesuítica. Para celebrar o aniversário da localidade, a Prefeitura realizará um evento na Praça da Aldeia, a partir das 9h.

A Secretaria de Cultura e Turismo promoverá uma programação especial com missa campal, shows, atrações culturais, barracas de comidas típicas e venda de artesanato. Além de homenagear a fundação do espaço, o evento comemorará o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Leia Mais: Dica de passeio: Aldeia de Carapicuíba é uma ótima opção de lazer na região

Programação do evento em Carapicuíba

9h- Oração do Terço, seguida por Missa Campal.

14h – Apresentações do grupo Amigos da Viola e atrações culturais, com danças e músicas.

Ao longo de todo o dia – barracas de comidas típicas e artesanato.

Leia Mais: Carapicuíba: prefeito Marcos Neves busca recursos do estaduais

Sobre o espaço em Carapicuíba

A Aldeia Jesuítica de Carapicuíba é a única entre as 12 Aldeias fundadas por Padre José de Anchieta (1539-1574), em torno do Mosteiro de São Bento, no século XVI, que foi conservada. Tombada em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sua fundação oficial data de 12 de outubro de 1580.

Carapicuíba celebra 443 anos da Aldeia Jesuíta nesta quinta (12)
Local foi tombado pelo Iphan em 1940 (Divulgação/Iphan)

Segundo a Prefeitura de Carapicuíba, oss índios Guaianases (ou Guaianás) foram os primeiros moradores da Aldeia, seguidos pelos Tupis e os Guarulhos. As casas foram feitas de pau-a-pique e da vivência dos índios nasceu uma dança que existe até hoje, a Dança de Santa Cruz, que une cantos católicos e danças indígenas.

A dança é uma celebração à Nossa Senhora da Santa Cruz, hoje padroeira da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba. Devido a suas características únicas, a região da Praça e do Parque da Aldeia é muito procurada por produtoras e canais de TV para servir de locação para filmagens de filmes, séries, comerciais, entre outras produções.

Leia Mais: Educação: Carapicuíba ganha escola para atender 400 alunos

Em 1963, serviu de cenário para o filme “Casinha Pequenina” de Amácio Mazzaropi, dirigido por Glauco Mirko Laurelli e produzido pela PAM Filmes. A cena filmada no pátio central da Aldeia tem cerca de dois minutos.

Serviço

Celebração – 443 anos da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba
Data: 12/10 (quinta-feira)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Praça da Aldeia
Endereço: km 2,5 da Rodovia Raposo Tavares.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail