Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

CALOR: Osasco pode atingir 37ºC e umidade do ar 24%

Logo Giro
Primavera em Oz: termômetros devem atingir os 37ºC na cidade (Ivan Cruz/Secom PMO)

Defesa Civil do Estado renovou o alerta para o calor extremo até quarta-feira (27). Prefeitura de Osasco lança Operação Altas Temperaturas

Até quarta-feira (27), uma forte massa de ar quente continuará elevando as temperaturas em todo o estado de São Paulo. Em Osasco e cidades vizinhas não será diferente. É o que garante a Defesa Civil estadual, com base em informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Na segunda-feira (25), a instituição renovou o alerta para altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Além das altas temperaturas, estão previstas condições favoráveis para intensas chuvas no período da tarde, acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e possível queda de granizo, inclusive na região metropolitana de São Paulo.

Ainda segundo a Defesa Civil, na região oeste do estado de São Paulo, o clima permanecerá mais seco e a umidade relativa do ar deve diminuir, chegando a valores inferiores a 25%, índice fora dos intervalos considerados ideais para o conforto humano e a segurança ambiental.

CALOR: Osasco pode atingir 37ºC e umidade do ar 24%
Tempo seco deve se agravar em Osasco entre terça e quarta (Ivan Cruz/Secom PMO)

Em Osasco, de acordo com o Climatempo, especializado em serviços de meteorologia, a cidade atingirá nesta terça-feira (26) máxima de até 37ºC. Já a umidade relativa do ar pode chegar a 24%.

Níveis de umidade abaixo de 30% podem causar ressecamento da pele e das mucosas, irritação nos olhos, garganta seca e agravamento de problemas respiratórios, como a asma. Além disso, as chances de incêndios florestais também aumentam significativamente.

A região Oeste atingiu o estado de emergência, o nível mais crítico de risco. Portanto, é imprescindível intensificar as medidas de prevenção, tais como evitar o descarte de bitucas de cigarro às margens da rodovia, a queima de lixo e a limpeza de terrenos usando fogo.

LEIA TAMBÉM: Cinemas de Barueri e Osasco terão ingressos a R$ 12

Na quarta-feira (27), novamente os termômetros poderão atingir máxima de 37ºC, com a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e à noite. A umidade relativa do ar poderá cair ainda mais em relação ao dia anterior, atingindo preocupantes 20%.

Como se proteger?
Diante dessas circunstâncias, a Defesa Civil aconselha manter uma hidratação regular, evitar a exposição ao sol durante os períodos mais intensos de calor, optar por roupas leves, priorizar uma dieta rica em frutas e vegetais, além de manter a umidificação de ambientes fechados e aplicar protetor solar.

Operação Altas Temperaturas em Osasco

Na última sexta-feira (22), o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), juntamente com os secretários José Carlo Vido (Assistência Social) e Thiago Silva (Comunicação), acompanhou o lançamento da operação Altas Temperaturas no Largo de Osasco, Centro.

Fotos: Divulgação/Secom PMO

A iniciativa consiste na montagem de uma tenda equipada com cadeiras, água fresca, distribuição de frutas, bonés e protetor solar, disponíveis para a população, principalmente às pessoas que se encontram em situação de rua. Além disso, os animais de estimação também recebem cuidados, incluindo água e ração.

A ação é promovida pela administração municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e será disponibilizada sempre que as temperaturas ultrapassarem os 36ºC, das 10h às 16h.

Calor deve diminuir
A previsão indica que as temperaturas devem diminuir na quinta-feira (28) à medida que uma frente fria se aproxima do estado. Já na noite de quarta-feira, há a possibilidade de que os ventos mudem de direção, sinalizando o início da mudança nas condições climáticas.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail