giro

Calor intenso: para amenizar efeitos das altas temperaturas, Sabesp distribui água

Logo Giro
calor
População deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.(Foto: Fau Barbosa)


Durante o período de calor, é necessário atenção especial à hidratação. Foram instalados bebedouros em pontos estratégicos da capital paulista

Para minimizar os impactos do calor, a Sabesp participa da Operação Altas Temperaturas, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A iniciativa, voltada especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, acontece a partir desta quarta-feira (22) e também contempla cuidados com os pets, com tendas específicas para atender os animais no calor. Também foram instalados bebedouros em pontos estratégicos da capital, oferecendo água gratuitamente.

A Defesa Civil informou que trata-se de calor intenso e não onda de calor como muitos dizem. “Onda de calor ocorre quando as temperaturas excedem a média em 5°C por cinco dias ou mais consecutivos em relação à média mensal, segundo critérios meteorológicos mundiais”, explicou.

Confira os locais das tendas

A Prefeitura instalou as tendas nas cinco regiões de São Paulo, nos seguintes endereços:

•     Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro.
•     Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel).
•     Região Norte: Santana (praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo).
•     Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
•     Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, sob o Viaduto Jacu Pêssego), e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella).

Cuidados durante o calor intenso

Com máximas que podem ultrapassar 30 °C, o consumo de água tende a aumentar com o calor, mas o uso consciente é essencial para preservar os recursos hídricos.

Confira as dicas para o uso consciente da água:

1. Tome banhos mais curtos.

2. Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

3. Deixe para lavar o carro em outra data e, ao fazê-lo, utilize um balde em vez da mangueira.

4. Lave calçadas ou quintais apenas quando necessário, usando vassoura e balde em vez de mangueira.

5. Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade máxima.

6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa.

7. Não acione a descarga sem necessidade, e jamais use o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de descarga, cerca de 12 litros de água são desperdiçados.

8. Não descongele alimentos em água corrente; prefira tirá-los do congelador com antecedência.

Para mais dicas e informações, acesse: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx

calor
Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa (Divulgação)

Capital tem manhã com sol entre nuvens e aumento da temperatura

A manhã desta quarta-feira (22) apresenta sol entre nuvens e temperatura em elevação na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 22,5 °C.

No decorrer do dia, o sol predomina com sensação de abafamento. A máxima alcança os 33 °C e a umidade do ar permanece acima dos 40%. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima gera nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas isoladas, porém, há potencial para precipitações com moderada a forte intensidade, rajadas de vento e formação de alagamentos.

De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou até o momento 78,4mm de chuva, o que representa aproximadamente 30,5% dos 257,3mm esperados para o mês.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail