Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cajamar 65 anos: confira alguns pontos turísticos para visitar

Logo Giro
Fornos de Cajamar eram parte de uma fábrica de cal construída no início do século passado (Divulgação/PMC)

Em 2023, Cajamar recebeu o certificado de registro oficial do Turismo Brasileiro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro

No domingo, dia 18 de fevereiro, o município de Cajamar completa 65 anos de sua emancipação político-administrativa. O nascimento de Cajamar está ligado à implantação da fábrica de cimento Companhia Brasileira de Cimento Portland, de origem canadense, na década de 1920, em Perus. Até 1959, a cidade fazia parte do município de Santana de Parnaíba.

Após a emancipação, a cidade passou a ser desenvolver e inúmeras indústrias instalaram suas sedes no município. Mas, com o passar dos anos, o Turismo também ganhou destaque, tanto que no dia 29 de maio de 2023, Cajamar recebeu o certificado de registro oficial do Turismo Brasileiro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.

LEIA TAMBÉM: Segmento de logística movimenta a economia de Cajamar

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Veja a seguir algumas opções de lugares para curtir com a família e amigos.

Mirante da Placa

Ponto mais alto do município, o Mirante da Placa tem 1083 metros de altitude com vista para a Serra do Japi e municípios ao redor. O terreno onde a placa encontra-se foi de uma companhia telefônica, e hoje a enorme placa instalada no topo do morro serve de referência aos aviões que sobrevoam a Serra do Japi. O percurso tem aproximadamente 12 quilômetros por caminhos de Mata Atlântica e grande contato com a natureza. É considerada uma trilha de dificuldade média e também pode ser percorrida por veículos 4×4, motocicletas de motocross e bicicleta.

Cajamar 65 anos: confira alguns pontos turísticos para visitar

Serra dos Cristais

Elevação destacada a oeste de Cajamar, a Serra dos Cristais tem esse nome devido à quantidade de quartzito em suas encostas. A trilha, de nível moderado, passa pela Mata Atlântica e chega à cachoeira do Vau Novo. Possui uma vista panorâmica dos picos ao norte de Santana do Parnaíba. Há a possibilidade de percorrer trilhas mais longas, como a de 16km, que segue até o Mirante da Placa.

Cachoeira do Vau Novo

Localizada na divisa de Cajamar com Santana do Parnaíba, a Cachoeira do Vau Novo é de fácil acesso e tem um ponto de ônibus bem próximo. Possui águas limpas que descem das montanhas próximas à pedreira da Votorantim. Acima da cachoeira, duas represas servem como pesqueiro aos moradores do bairro e visitantes.

Fornos de Cajamar

Os Fornos de Cajamar eram parte de uma fábrica de cal construída no início do século passado, na pré-industrialização do estado de São Paulo, e funcionaram até a década de 70. Suas três grandes torres de tijolos, também chamadas de caieiras, queimavam a cal que era transportada pelos vagões da Estrada de Ferro Perus-Pirapora, e a produção do minério era escoada ao resto do estado pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Cajamar 65 anos: confira alguns pontos turísticos para visitar

Capão da Onça

Parque ecológico localizado no bairro rural do Ponunduva, foi originado a partir de uma clareira que antigamente costumava ser frequentada por animais que vinham beber água. O Capão da Onça é hoje um ponto de encontro de romeiros que, desde o início do século passado, rumam em direção de Bom Jesus de Pirapora. Os antigos moradores locais contam histórias de ataques de onças aos rebanhos de gado e de caprinos.

Linha Férrea

A antiga via férrea da cidade é uma interessante opção de passeio. Pode-se conhecer histórias sobre a Companhia Brasileira de Cimento Perus Portland e a importância da Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Há uma trilha que chega ao pátio onde ficam os trens históricos. Há também a possibilidade de se fazer um passeio de trem por 2,5 km pela mais antiga locomotiva a diesel em operação no país.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Assista ao GiroCast

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail