giro

​Brasil bate novo recorde de mortes por Covid-19 em um dia

Logo Giro
Ministério da Saúde afirma que está dando assistência aos locais com maior contaminação e mortes (Foto: Agência Brasil)

O ministério da Saúde concedeu uma breve coletiva de imprensa, no início da noite dessa terça-feira, dia 28, devido ao grande número de questionamentos da imprensa nacional em função do avanço da pandemia no país.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, avalia que o número alarmante de mortes revelados hoje pode ser o acúmulo de exames que estavam parados e tiveram os diagnósticos revelados nessa semana. “Temos que abordar isso como agravamento da situação sim, pois lugares como Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo continuam na liderança do ranking de casos, mas também entendemos que o Brasil tem que ser tratado de maneira diferente e vamos continuar acompanhando para poder traçar nossas próximas ações”.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Pazuello, o Ministério da Saúde está concentrando a entrega de materiais como respiradores, equipamentos de EPI, entre outros, nos locais com maior índice de contaminação e mortes.

A entrevista foi realizada porque o Brasil bateu novo recorde de mortes em um dia em razão da pandemia do novo coronavírus, com 474. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira, dia 28, o total subiu para 5.017, aumento de 10,4%. O acréscimo mais alto até então havia sido na última quinta-feira, dia 23, quando foram contabilizados 407.

O Brasil chegou a 71.886 pessoas infectadas. Nas últimas 24 horas foram adicionadas às estatísticas mais 5.385 casos, aumento de 8,1% em relação a ontem, quando foram registradas 66.501 pessoas nessa condição. Foi o segundo maior número em um dia, perdendo apenas para o sábado, dia 25, quando foram acrescidos 5.514 novos casos ao balanço.

De acordo com o Ministério da Saúde, deste total, 34.325 estão em acompanhamento (48%) e 32.544 já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.156 mortes.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos: 2.049. O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (738), Pernambuco (508), Ceará (403) e Amazonas (351).

Além disso, foram registradas mortes no Maranhão (145), Pará (129), Bahia (86), Paraná (77), Minas Gerais (71), Espírito Santo (64), Paraíba (53), Rio Grande do Norte (48), Rio Grande do Sul (45), Santa Catarina (44), Alagoas (36), Distrito Federal (28), Amapá (28), Goiás (27), Piauí (21), Acre (16), Sergipe (11), Mato Grosso (11), Rondônia (11), Mato Grosso do Sul (nove), Roraima (seis) e Tocantins (dois).

A equipe do Ministério da Saúde não concedeu a habitual entrevista coletiva na qual apresenta as análises dos dados e comenta as medidas adotadas para conter a propagação do novo coronavírus no país. O ministro Nelson Teich informou que uma nova coletiva de imprensa com maior duração será realizada na próxima quinta-feira.

Receba nossas notícias em seu e-mail