A Black Friday ocorre nesta sexta, 23. Já consolidada no país, a data de promoções e descontos é para alguns oportunidade de antecipar compras de Natal ou de adquirir um produto a preço atraente.
De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), pesquisar os preços antes de comprar é essencial. O órgão sugere visitar sites e lojas diferentes com antecedência e pesquisar preços, condições de venda e especificações do produto. E desconfiar de ofertas muito vantajosas, sempre.
Com as facilidades da tecnologia, comprar pela internet traz mais conforto, mas requer mais cuidados. Um deles, é checar se o site é confiável. O Procon tem uma lista de 500 lojas não recomendadas pelo link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite. Outra referência é buscar a reputação da empresa pelo site Reclame Aqui, o que pode evitar problemas futuros.
Uma das queixas mais frequentes é sobre a entrega. Se o produto não for entregue no prazo, é recomendável entrar em contato com a loja e cobrar providências. Nesse caso, informa o Idec, exija entre o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente ou desista da compra e restitua integralmente o dinheiro pago, incluindo frete.
É recomendável enviar a solicitação por escrito à loja, como e-mail ou carta com aviso de recebimento, como comprovante. Se nada for resolvido, pode-se fazer um registro da reclamação no Procon ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Se nem assim resolver o problema, o consumidor pode entrar com ação no Juizado Especial Cível.
E se no final das contas o consumidor se arrepender daquele gasto, o Código de Defesa do Consumidor lhe garante esse direito. O comprador terá sete dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o item recebido atende às suas expectativas. Ele tem o direito de receber seu dinheiro de volta, sem que tenha que arcar com qualquer custo, inclusive de frete e outras taxas.
As dicas do Idec
Ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura.
Evite sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, se for fraude o cliente não conseguirá reaver o valor pago.
O fornecedor pode determinar o prazo. O que é ilegal é o descumprir esse tempo ou alterar o status da compra para “prazo indefinido”.
Verifique com atenção o prazo estipulado pela loja e se decidir seguir com a compra, guarde o comprovante do prazo informado.