Já o número de pedidos deve crescer 14% na Black Friday, segundo pesquisa. Em 2024, data deve ser mais movimentada
Após dois anos de movimentação mais modesta, a Black Friday, realizada no dia 29 de novembro, tem previsão de aumento de 10% no faturamento total, movimentando até R$ 7,6 bilhões. Já o número de pedidos deve crescer 14%. Os dados fazem parte de um estudo realizado pelas empresas do Grupo Stefanini.
Por outro lado, a pesquisa mostra que o ticket médio deve cair 4%. Isso sugere que, apesar de as pessoas continuarem comprando, elas gastarão menos por transação em comparação com os anos anteriores. Isto demonstra que os consumidores estão mais cautelosos, exigindo, dos varejistas, estratégias de vendas mais elaboradas.
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Black Friday
Segundo William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), o segredo para obter alto faturamento no período está na combinação de estratégias de marketing, gestão de estoque e experiência do cliente.
Santos recomenda que lojistas antecipem suas ações promocionais. “Começar a preparar o público semanas antes com teasers e ofertas exclusivas para clientes cadastrados pode criar uma expectativa que se traduz em vendas expressivas”, ressalta o especialista.
A análise de dados das edições anteriores pode fornecer insights para definir preços e identificar produtos com maior potencial de venda. A gestão de estoque é outro ponto importante. Lojistas que monitoram de perto a demanda e mantêm um equilíbrio entre oferta e procura tendem a evitar problemas de rupturas, garantindo que os itens mais desejados estejam sempre disponíveis.
“Por fim, a experiência do cliente, seja no ambiente físico ou digital, não pode ser negligenciada. Investir em uma jornada de compra fluida, com atendimento rápido e eficiente, pode ser o diferencial que transforma uma venda pontual em uma relação duradoura com o cliente. Para o varejo online, isso inclui garantir que o site esteja otimizado para tráfego intenso e que as opções de pagamento e entrega sejam claras e variadas”, reforça Santos.

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