Beatriz Souza é a 1ª judoca do país a ser campeã olímpica no peso pesado. Conquista ocorreu na Arena Champs-de-Mars; veja mais
O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O triunfo veio por meio da vitória da judoca Beatriz Souza, de 26 anos, nesta sexta-feira (2), contra a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, na categoria pesado, acima de 78 quilos.
Com o êxito, ela se juntou a Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Sarah Menezes e Rafaela Silva no rol campeões olímpicos do judô brasileiro. A esportista venceu quatro lutas para chegar ao tão sonhado ouro.
“O diferencial é manter a calma, porque ajudou, né? Todo mundo treina. A cabeça é o principal, e ela conseguiu ter o controle emocional. Ela conseguiu lutar direitinho, não desistiu da estratégia, foi até o fim. Então isso firmou, garantiu a medalha dela”, conta a treinadora Sarah Menezes.
A campanha da atleta foi feita no Palais Éphemère da Arena Champs-de-Mars. Bia estreou contra Izayana Marenco, da Nicarágua, e não teve dificuldade para avançar com um ippon.
No confronto seguinte, válida pelas quartas de final, encarou a sul-coreana Hayun Kim, medalhista de bronze no Campeonato Mundial deste ano. Em um combate inrenso, a brasileira conseguiu reverter uma entrada da asiática e aplicou um waza-ari para seguir na chave.
Ouro de Beatriz Souza: mais detalhes da conquista






Bia se juntou no rol campeões olímpicos do judô brasileiro (Alexandre Loureiro/COB)
A semifinal contava com ares de guerra. Contra a francesa Romaine Dicko, esperança de ouro local e número 1 do ranking mundial da modalidade, Beatriz Souza tinha retrospecto desfavorável. Mas nem mesmo o apoio da torcida local a abalou.
A paulista, dona de três medalhas em Mundiais sêniores, sendo uma prata e dois bronzes, fez uma luta sólida, dominou o combate e bateu a rival com uma imobilização que fez a europeia desistir.
Na final, contra a israelense Raz Hershko, uma luta dominante, onde a atleta conseguiu controlar o combate segurando a manga direita da Raz ao longo de todo o combate e apostando em uma pegada alta nas costas.
É O HINO DO BRASIL PASSANDO NOS #JogosOlímpicos SÓ TEMOS A TE AGRADECER POR ISSO, BIAAAA! 💖🏅✨ #GlôNasOlimpíadas #Paris2024 pic.twitter.com/GkxyTJ7nz1
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 2, 2024
Com um o-soto-guruma, derrubou a adversária de lado conquistando um waza-ari com 44 segundos de combate. Dali para frente, manteve o controle, se defendeu bem, levou dois shidô e garantiu o título olímpico na estreia em Olimpíadas.
No domingo, o Brasil já havia obtido uma prata, com Willian Lima (até 66 quilos), e um bronze, com Larissa Pimenta (até 52 quilos).
*com informações do portal de notícias GE.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






