Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri é uma das cidades das mais arborizadas do mundo, diz ONU

Logo Giro
Cidade está localizada no bioma da Mata Atlântica (Secom Barueri)

Desde fevereiro deste ano, o município de Barueri, passou a integrar o programa internacional “Tree Cities of the World”; saiba mais

A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu setor de Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), junto a Fundação Arbor Day reconheceu Barueri como uma das cidades mais arborizadas do mundo.

A certificação reconhece as localidades, ao redor do mundo, que são mais comprometidas em cultivar e manter áreas florestais em territórios urbanas. As informações foram divulgadas na tarde desta terça-feira (12).

Desde fevereiro deste ano, o município de Barueri, passou a integrar o programa internacional “Tree Cities of the World”, que em livre tradução significa “Cidades Árvores do Mundo”, dedicado a destacar as melhores práticas de cidades arborizadas.

Leia Mais: Anistia: Barueri prorroga parcelamento de débitos de impostos

De acordo com o inventário arbóreo elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), os dados de 2023 indicam que Barueri tem 18,93 quilômetros quadrados de projeção de copa de árvores. Isso representa 28,85% da área do município. 

Arborização em Barueri

Barueri é uma das cidades das mais arborizadas do mundo, diz ONU
Cidade tem 18,93 km² de projeção de copa de árvores (Divulgação/Secom Barueri)

Barueri está localizada dentro dos domínios da Mata Atlântica, considerado um dos mais importantes ecossistemas presentes no Brasil. Segundo a administração municipal, a presença de vegetação oferece diversos benefícios à população, como transformar gás carbônico em oxigênio e outras situações, como:

  • Maior qualidade do ar, já que as folhas realizam o bloqueio de poluentes;
  • Diminuição da poluição sonora, pois funcionam como bloqueio às ondas de som;
  • São essenciais para a preservação da biodiversidade, pois são refúgio para a vida silvestre;
  • Redução dos efeitos do calor na captura dos gases de efeito estufa;
  • Fornecimento de comida saudável e gratuita, como frutas e outros vegetais;
  • Embelezamento e valorização de ambientes, já que refrescam, promovem qualidade de vida, trazem sensação de paz e tranquilidade; 
  •  Promoção de bem-estar. Estudos comprovam que ficar mais tempo perto de árvores pode diminuir a pressão arterial e o estresse. 

“Todos queremos viver numa cidade que seja saudável, resiliente e bonita – as árvores servem como uma linguagem comum para tornar isso possível. Barueri ser reconhecida no programa Tree Cities of the World significa que está se comprometendo a ir além para definir as árvores como infraestrutura verde crítica para seus cidadãos”, disse Dan Lambe, executivo-chefe da Arbor Day Foundation, no documento recebido pela Sema informando sobre a certificação.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail