Segundo a Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib), foram abertas 2.018 empresas no município nos seis primeiros meses de 2021. “E até o fim de junho deste ano, Barueri registrou 12.688 admissões a mais do que desligamentos, segundo informações do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que acompanha a situação da mão de obra formal no Brasil. “, afirma Moacyr Felix, presidente da Acib.
Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems, Barueri figura em primeiro lugar entre os melhores municípios para se investir no Brasil. Segundo Felix, a cidade oferece diversos incentivos fiscais para atrair empresas, sendo sede de grandes companhias nacionais e internacionais. “Além disso, a Prefeitura investiu na agilização do processo de abertura de empresas, com processos digitais mais ágeis e menos burocráticos”, acrescenta Felix.
Mais de 330 mil empresas foram abertas em maio no Brasil
O indicador de nascimento de empresas da Serasa Experian, empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, também traz bons números. No Brasil, foram abertos 337.750 negócios em maio de 2021. A alta foi de 53,7% com relação ao mesmo mês de 2020, quando foram registrados 219.749 novos negócios. O crescimento foi puxado principalmente pelos Microempreendedores Individuais, o famoso MEI, que atuam no setor de serviços.