Search
Close this search box.
giro

Barueri proíbe soltura de pipas em parques

Logo Giro
Foto: Divulgação

Empinar pipa é uma das diversões da garotada. Mas, em alguns casos, pode ser perigosa, principalmente quando há uso de cerol e de linha chilena, causando acidentes e até mortes. Pensando nisso, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri editou a Resolução Sema nº 3, que proíbe a soltura de pipas nos parques de Barueri (Dom José e Parque Barueri). “Pegávamos pipas com cerol e algumas até sem cerol, mas que estavam danificando árvores, derrubando ninhos de passarinho e machucando corujas e crianças.

Logo, fiz o decreto, como ocorre no Parque Villa-Lobos”, explica Marco Antônio de Oliveira, o Bidu, secretário da Sema. Além disso, acrescenta, o parque é uma APP – Área de Proteção Permanente. O decreto proíbe o uso de pipa e o seu recolhimento dentro dos parques que, aos finais de semana, chegam a receber em torno de 10 mil pessoas.

O município já conta com lei de 2003 que proíbe o cerol, de autoria do próprio Bidu. É proibido também linha chilena e o uso destes materiais é crime e gera multa.

Receba nossas notícias em seu e-mail