Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: inicia vacinação contra a covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos

Logo Giro
Os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento, caderneta de vacinação das crianças e documento que comprove a comorbidade (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

O imunizante está sendo aplicado nas UBSs Armando Gonçalves de Freitas, Benedito de Oliveira Crudo e Dr. Adauto Ribeiro. Outras faixas etárias, sem comorbidades, também estão recebendo a vacina

A vacinação contra a covid-19 para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades já começou na cidade de Barueri. A imunização ocorre em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Armando Gonçalves de Freitas, Benedito de Oliveira Crudo e Dr. Adauto Ribeiro.

Os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento e caderneta de vacinação das crianças, além de um documento que comprove a comorbidade. A vacina disponível nessas faixas etárias é a chamada Pfizer Baby.

Confira os endereços e horários da vacinação. Algumas unidades de saúde estão em reforma e funcionando provisoriamente em outros locais:

UBS Armando Gonçalves de Freitas (em reforma) – Atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, localizado na rua Padre Cícero Romão, nº 384, Parque Imperial. Horário: das 19h às 15h. Não há expediente no fim de semana.

UBS Benedito de Oliveira Crudo (em reforma) – Atendimento provisório no Centro de Especialidades, localizado na rua Benedita Guerra Zendron, 225, Vila São João. Horário: das 7h às 18h. Final de semana: das 8h às 17h.

UBS Dr. Adauto Ribeiro – Avenida Zélia, 950, Parque dos Camargos. Horário: das 7h30 às 19h. Não há expediente no final de semana.

“Xepa”
As UBSs realizarão a “xepa”, vacinação das crianças dessas faixas etárias, mas sem comorbidades, com as doses não utilizadas. Os responsáveis pelas crianças devem notificar interesse nas UBSs citadas, que se encarregarão de comunicar sobre a disponibilidade do imunizante. O horário de aplicação é sempre uma hora após o encerramento da vacinação prioritária dos casos com comorbidades e conforme a disponibilidade da vacina.

Três doses
As duas primeiras doses da vacina devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose a ser tomada pelo menos oito semanas após a segunda dose. O Ministério da Saúde alerta para o não cambiamento de imunizantes. A Pfizer Baby é a única recomendada para estas faixas etárias.

As comorbidades são as seguintes: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.

Outras faixas etárias

As crianças de três a quatro anos sem comorbidades também estão sendo vacinadas. A vacina autorizada para esse público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante pode ser tomado em qualquer uma das 18 UBSs de Barueri. A segunda dose deve ser tomada 28 dias após a primeira dose.

Confira os horários:

8h às 19h
UBS Dr. Adauto Ribeiro
UBS Amaro José de Souza
UBS Armado Gonçalves De Freitas
UBS Hélio Berzaghi
UBS Hermelino Liberato Filho
UBS Pedro Izzo
UBS Vince Nemeth

8h às 18h
UBS Benedito De Oliveira Crudo (aberta também aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h)
UBS Dra. Katia Kohler
UBS Edini Cavalcanti Consoli
UBS Júlio Lizart
UBS Maria Francisca de Melo
UBS Pastor José Roberto Rossi

8h – 16h
UBS Dra. Elisabete Izilda Duleba
UBS João de Siqueira
UBS José Francisco Caiaba
UBS Maria Magdalena Macedo
UBS Raquel Sandrini Ruela

Nas crianças de cinco a menores de 12 anos está sendo aplicada a vacina Pfizer pediátrica, disponível nas seguintes UBSs:  Armando Gonçalves de Freitas, no Parque Imperial; Pedro Izzo, no Jardim Esperança; Benedito de Oliveira Crudo, no Centro; e Adauto Ribeiro, no Parque dos Camargos.

Receba nossas notícias em seu e-mail