O serviço segue a determinação da Lei estadual 17.611, que garante o transporte público gratuito para essa faixa etária nas linhas intermunicipais da EMTU, trens e metrô
Os moradores de Barueri, com idade entre 60 e 65 anos, já podem solicitar gratuitamente o bilhete de idoso. O serviço segue a determinação da Lei estadual 17.611, que garante o transporte público gratuito para essa faixa etária nas linhas intermunicipais da EMTU, trens e metrô. O direito tinha sido suspenso, em 2020, e foi retomado agora em 2023, após a assinatura do decreto que regulamenta o funcionamento da isenção de tarifas.
Em Barueri, o bilhete do idoso pode ser solicitado no posto Benfácil, da empresa Benfica Barueri Transporte e Turismo, que fica no Terminal Rodoferroviário do Centro, ao lado da estação de trem. A solicitação pode ser feita das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
O morador deve comparecer com original e cópia do RG e de um comprovante de endereço em nome do solicitante com no máximo três meses de emissão. O bilhete do idoso fica pronto na hora. O uso é pessoal e intransferível. Ele permite até seis viagens por dia e deve ser revalidado anualmente no mês do aniversário.
Os idosos podem também utilizar o transporte gratuitamente somente com a apresentação de um documento de identificação ao motorista. Neste caso, ele fará o desembarque pela porta dianteira. Porém, se ele estiver com o bilhete, poderá passar a catraca e viajar com mais conforto nos assentos da parte traseira.
Muitos idosos, mesmo os portadores do cartão, ainda têm o hábito de rodar a catraca e desembarcar pela porta dianteira. Isto faz com que a entrada do veículo fique lotada e dificulta a circulação de passageiros.