Com o início do inverno nesta quarta (21), cidades irão disponibilizar abrigos e hotéis para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social
Com a chegada do inverno a partir das 11h58 desta quarta-feira (21), o frio deve se intensificar nos próximos meses. De olho nessa questão tão séria, as prefeituras de municípios como Barueri e Osasco estão implementando ações para combater o frio.
Além das campanhas tradicionais de arrecadação de cobertores e agasalhos, estão sendo disponibilizados locais específicos para acolher os moradores em situação de rua, inclusive por meio de parcerias com hotéis. Esses lugares oferecem alimentação, roupas e itens de higiene e espaço para pets.
LEIA TAMBÉM: Arraiá de Barueri começa na quinta (22) com show de Edson e Hudson
Barueri e Osasco somam mais de 1 milhão de habitantes
A seguir, a reportagem do GIRO apresenta as principais medidas adotadas em Barueri e Osasco, municípios que juntos somam mais de um milhão de habitantes. Veja como você pode contribuir.
BARUERI
Na cidade com pouco mais de 340 mil habitantes, desde 2007, a Campanha do Agasalho tem se destacado por um importante diferencial: ela se dedica exclusivamente à entrega de roupas novas. Sob a liderança do Fundo Social de Solidariedade, essa campanha é realizada anualmente e inicia antes mesmo da chegada do frio.
Além dos cobertores adquiridos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), o Fundo Social recebe uma grande quantidade de doações que são destinadas de duas formas: as roupas novas e quentes são distribuídas para as pessoas socialmente mais vulneráveis, enquanto as roupas usadas são vendidas no Bazar Permanente do Fundo Social – O Bazar fica aberto às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h, na avenida 26 de Março, 1.125. A renda obtida é utilizada para adquirir mais roupas novas ou tecidos, como o moletom.
Produção de peças
As costureiras dos Núcleos de Moda confeccionam agasalhos, que são distribuídos para a população carente, incluindo pessoas em situação de rua acolhidas pela Cáritas e Casa de Passagem, garis, pessoas com deficiência, crianças acolhidas pela Casa de Acolhimento, membros da Cooperyara e idosos do Grupo Vida, entre outros.
Além disso, são realizadas distribuições nos bairros mais necessitados da cidade, e as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Cras’s recebem roupas novas para todos os membros de suas famílias.
Operação Baixas Temperaturas
Em maio deste ano, a Prefeitura de Barueri implantou a “Operação Baixas Temperaturas no Âmbito da Política de Assistência Social” estabelecendo ações para atendimento de situações de emergência em razão do frio rigoroso.
Dentre essas medidas, desde o dia 29 de maio está em vigor o acolhimento emergencial temporário, realizado em um espaço específico para essa finalidade. Esse acolhimento oferece abrigo, higiene, alimentação e também espaço para os animais de estimação, levando em consideração aqueles que não desejam se separar de seus companheiros de quatro patas.
Acolhimento em Barueri
Além disso, seguindo a tradição de Barueri durante o inverno, serão aumentadas as vagas nos serviços de acolhimento da Casa São Francisco – Associação Cáritas, que recebe financiamento da Prefeitura. Também será intensificado o serviço especializado de abordagem social, proporcionando acolhimento para aqueles que desejarem. Essa ação é realizada em colaboração com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, ambas vinculadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).
Vagas
Entre a Cáritas, a Casa de Passagem e o espaço emergencial, o município contará com aproximadamente 200 vagas para pernoite.
Serviço
O novo espaço fica na rua Vitória, 410, no Centro de Barueri. Caso encontre alguém dormindo na rua ou passando frio em Barueri, ligue para a Cáritas: (11) 4199-0703
OSASCO
Na cidade com quase 800 mil habitantes, a Secretaria de Assistência Social tem intensificado as ações para ajudar pessoas em situação de rua que necessitam de ajuda. Esses esforços continuarão sempre que as previsões meteorológicas indicarem temperaturas iguais ou inferiores a 13 graus.
Ainda no mês de maio, Osasco deu início à Campanha do Agasalho 2023. Neste ano, os padrinhos da campanha são os influenciadores digitais Igão, dono do canal Igão Underground, apresentador do PodPah; e Cocielo, que ficou famoso por seus vlogs no YouTube. Eles estão ajudando gratuitamente na divulgação da ação para a cidade conquistar mais peças para doação aos mais necessitados.
Se você vir alguém em situação de risco ligue para o 156 (ou 11 3651-7080 fixo e WhatsApp). O serviço funciona 24h/dia. O Centro Pop, no Jardim Piratininga, é um dos serviços de acolhimento institucional que está recebendo moradores nas várias abordagens realizadas à noite e de madrugada pelas equipes de assistentes sociais. Além disso, os animais de estimação também são transportados com seus tutores. O serviço de Acolhimento Rochdale está localizado na rua Belo Horizonte, 87 – Rochdalle e funciona 24h.
Há a opção de doar cobertores em outros pontos de arrecadação da cidade, que são: o Fundo Social de Solidariedade, que fica na avenida Lázaro de Mello Brandão, 140, Vila Campesina; na Creche Mundo da Criança, localizada na avenida Getúlio Vargas, 990, Jardim Piratininga; ou ainda no Campo do Vila Izabel, na avenida Eucalípto, 281, Cidade das Flores.
“Estamos preparados para receber com amor e carinho nossos irmãos em situação de rua! Banho, kit de higiene, comida, cama e cobertores quentinhos! Nossas equipes estão todos os dias nas ruas fazendo abordagens, inclusive temos acolhimento e ração para os pets. Se encontrar alguém que precisa e aceita o acolhimento, ligue 156, nossa equipe irá até o local! Temos vagas! Caso esgotem, temos novamente a parceria com os hotéis da Cidade”, destacou o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), em publicação nas redes sociais.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,6 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.