Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri é eleita, pela 2ª vez, a cidade mais sustentável do Brasil

Logo Giro
barueri
Barueri ficou em primeiro lugar na região Sudeste (Divulgação/Secom Barueri)

Na região Sudeste, Barueri ficou à frente das cidades de São Caetano do Sul, São Paulo, Santos e Bragança Paulista; acompanhe os detalhes

Barueri foi eleita pela segunda vez, é a cidade mais sustentável do Brasil. O levantamento foi desenvolvido pela plataforma online Bright Cities. As informações foram divulgadas na sexta-feira (5).

A listagem foi elaborada a partir da comparação entre as 319 cidades do Brasil que têm mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a administração municipal, na pesquisa, foram apontadas as cinco primeiras cidades de cada região. Na classificação geral, a cidade ficou na frente de São Caetano do Sul, que se posicionou em 2º lugar, São Paulo em 3º, Santos em 4º e Bragança Paulista em 5º.

O “Ranking de Cidades Sustentáveis” deste ano levou em conta 40 indicadores recomendados na Norma ISO 37120. O regimento avalia e mede o desempenho dos serviços e da qualidade de vida, com base em cinco pilares principais, que são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. 

Leia Mais: Osasco e Barueri: Tarcísio de Freitas vistoria obras na Castello Branco

“É considerada sustentável a cidade que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que permitam o uso eficiente de seus recursos financeiros, ambientais e humanos e com foco nas futuras gerações”, explicou a Prefeitura de Barueri.

Barueri: entrega da premiação aos gestores públicos

Barueri é eleita, pela 2ª vez, a cidade mais sustentável do Brasil
Na pesquisa, foram apontadas as cinco primeiras cidades de cada região (Divulgação/Secom Barueri)

A cerimônia de entrega do “Troféu Bright Cities” ocorreu no Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivos, no dia 22 de março, na capital paranaesne. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), não pode comparecer à premiação.

Em virtude disso, a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, veio até a cidade entregar o troféu pessoalmente ao gestor público, na tarde do dia 3 de abril. 

“Na ocasião, a CEO disse que o prêmio é um reconhecimento da performance do município como a cidade mais sustentável do Brasil e que foram utilizados indicadores internacionais como comparativo. O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), e o seu adjunto, Ivan Wanderley Silva, também participaram do evento”, ressaltou a administração pública.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail