Search
Close this search box.
giro

Barueri tem dados sobre Covid 19 que divergem em relação ao Estado

Logo Giro
A Vigilância recebe todas as notificações de pacientes atendidos em qualquer serviço de saúde do município e lança essas informações no sistema. Há alguns sistemas que o próprio hospital lança esses dados e são visualizados pela Vigilância municipal (Foto: Agência Brasil)

Um levantamento do jornal Folha de São Paulo, realizado nesta semana, revela que uma das cidades em que os dados são mais diferentes é Barueri. Seguindo o governo, pelos dados da última quarta-feira, dia 16, eram 64 casos e 4 mortes, mas segundo a tabela do município, 349 casos de infectados e 6 mortes, o que representa 445% a mais.

A diferença pode atrapalhar no combate ao vírus, pois as medidas tomadas pelo governo do Estado no combate à pandemia ocorrem com base nos dados dessas tabelas.

Para os moradores mais atentos, que conferem os dados do site do governo do Estado e das cidades, a diferença já foi notada e alguns chegaram a acusar a prefeitura nos comentários dos posts em redes sociais, de maquiar os dados para justificar o fechamento do comércio.

Sobre a diferença de dados entre o Governo do Estado e Barueri, a prefeitura informou que a Vigilância em Saúde de Barueri trabalha com um sistema cuja base de dados é nacional. As informações inseridas nesse sistema vão para a Secretaria de Estado da Saúde e para o Ministério da Saúde.

A Vigilância recebe todas as notificações de pacientes atendidos em qualquer serviço de saúde do município e lança essas informações no sistema. Há alguns sistemas que o próprio hospital lança esses dados e são visualizados pela Vigilância municipal.

Após a chegada dessas ocorrências, a Vigilância faz toda a investigação, alimenta a complementação das informações em relação à investigação e quando recebe os resultados também lança no sistema informando se o caso fechou como Covid-19 ou não.

A Vigilância também retransmite esses dados aos municípios de moradia do paciente sempre que o atendimento deste ocorrer em alguma unidade de saúde de Barueri. Da mesma forma, se algum munícipe de Barueri é atendido em outro município, esses dados são retransmitidos para nós. Isso é chamado de fluxo de retorno, cuja notificação até demora um pouco às vezes.

Mas todos os casos considerados positivos aqui, seja óbito ou seja paciente que atingiu a cura ou está em tratamento, a Vigilância tem o resultado dos exames. O mesmo ocorre com os casos descartados nessas condições.

A prefeitura acredita que a diferença das informações se dá por conta dos tempos. O município está trabalhando em tempo real, na medida que fecha os casos e lança no sistema já é feito o boletim, enquanto o Estado e o Ministério da Saúde acabam demorando um tempo para receber, depurar e tabular esse dado até lançar como um dado oficial, afinal, a demanda deles é bem maior do que de um município

E ressalta que os boletins divulgados diariamente incluem apenas pacientes que moram na cidade de Barueri. Pessoas de outros municípios atendidas por nosso sistema de saúde têm suas informações redirecionadas à sua cidade, entrando, portanto, nos boletins ao qual correspondem. Já o governo do Estado coloca na falta de atualização do sistema a culpa pela diferença nos dados estaduais e municipais.

Receba nossas notícias em seu e-mail