giro

Barueri: com mandato cassado pelo TRE, Beto Piteri aguarda acórdão para recorrer ao TSE

Logo Giro
Com decisão do TRE, Beto Piteri e Rubens Furlan ficam inelegíveis por oito anos (Reprodução)

Ao lado de Rubens Furlan, o prefeito Beto Piteri criticou a cassação e disse que vontade do povo deve prevalecer. Advogado de defesa descarta plano B para eventual eleição suplementar em Barueri

O prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (9) para comentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que cassou o mandato dele e da vice-prefeita Dr.ᵃ Cláudia (PSB) por uso indevido dos meios de comunicação.

Piteri demonstrou confiança na reversão da sentença e reforçou que a campanha eleitoral foi conduzida na legalidade. “Fizemos uma campanha limpa e séria. Vencemos na 1ª instância, que compreendeu corretamente o processo eleitoral e nos deu a vitória. O juiz responsável por essa decisão foi quem conduziu as eleições na cidade. Porém, a ação chegou à 2ª instância e teve outro entendimento. Agora, aguardamos a notificação oficial do TRE para recorrer ao TSE”, declarou.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Barueri: com mandato cassado pelo TRE, Beto Piteri aguarda acórdão para recorrer ao TSE
Beto Piteri foi escolhido em 2024 como sucessor de Rubens Furlan (Reprodução)

O prefeito também destacou a legitimidade do voto popular. “Confiamos na Justiça. Nosso jurídico está preparado e acreditamos que sairemos vitoriosos. O povo escolheu. Fomos eleitos no 1º e no 2º turno. Tenho certeza de que a vontade da população vai prevalecer. Sabemos o peso da democracia e da soberania do voto. Estamos tranquilos juridicamente para dar continuidade ao governo”, completou.

Em um breve pronunciamento durante a coletiva, Furlan defendeu a lisura das ações durante o processo eleitoral. “Em toda minha trajetória política, nunca tive meus direitos cassados, nem mesmo na época da Ditadura. Confio na Justiça e acredito que vamos vencer no TSE, em Brasília. Tenho certeza de que não houve nada de desonesto, nada de errado. Não creio que um simples impulsionamento de publicação tenha mudado o resultado das eleições. Tudo o que foi feito estava na legalidade”, afirmou.

Entendo o processo de Beto Piteri e Furlan no TRE

A decisão do TRE foi tomada na terça-feira (8), em sessão plenária, por cinco votos a dois. Além da cassação dos mandatos de Piteri e Dr.ᵃ Cláudia, ambos foram declarados inelegíveis por oito anos. A medida também atingiu o ex-prefeito Rubens Furlan, que teve os direitos políticos suspensos pelo mesmo período.

A Justiça Eleitoral foi acionada em agosto — quando começou oficialmente o período eleitoral — por Gil Arantes (União), ex-prefeito derrotado por Piteri nas eleições.

Ele acusou o adversário, que ocupava o cargo de vice-prefeito, de praticar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, junto ao ex-prefeito Rubens Furlan, durante o período de pré-campanha.

  • Furlan teria feito o impulsionamento pago de quase 100 postagens no Instagram relacionadas às eleições no município. A lei eleitoral só autoriza essa prática por parte de pessoas ou legendas interessadas em disputar o pleito, o que o atual prefeito estava impossibilitado de fazer, já que estava exercendo seu 2º mandato consecutivo.
  • As publicações teriam sido divulgadas em conjunto com os perfis de Beto Piteri e Claudia Marques, necessitando o aval deles para aparecerem como “coautores” dos posts.

Eleição suplementar em Barueri

Durante a coletiva, o advogado de defesa do prefeito Beto Piteri, da vice-prefeita Dra. Cláudia e do ex-prefeito Rubens Frulan, Dr. Marco Aurélio Toscano, defendeu que as publicações mencionadas na ação não provocaram desequilíbrio na disputa eleitoral.

“Em nosso ponto de vista, não há gravidade suficiente para a aplicação de pena tão severa como a inelegibilidade e a cassação de diploma dos eleitos. Não temos como saber se todas as pessoas atingidas pela publicação são eleitores de Barueri. Além disso, o próprio candidato adversário fazia publicações impulsionadas”, disse Toscano.

Toscano afirmou ainda que a decisão do TRE não tem efeito imediato e que não há discussão sobre eventual substituição dos candidatos, caso seja solicitada a realização de uma nova eleição. “Vamos recorrer assim que o acórdão for publicado. Até o trânsito em julgado, não há afastamento. Temos que entender que tudo é um processo que vai ocorrer em um prazo. Por isso, temos a expectativa de sairmos vitoriosos e, por isso, não há discussão para a escolha de um plano B para uma eventual eleição suplementar”, finalizou.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail